sexta-feira, 23 de março de 2012

Iogurte de Limão e Canela

No ano passado, comprei, finalmente, uma iogurteira, um pequeno electrodoméstico por que há muito ansiava. Queria fazer os meus próprios iogurtes, com pouco açúcar, e sem conservantes nem demais aditivos. Agora faço iogurte caseiro quase todas as semanas, e vou variando os sabores. Esta semana, a escolha recaiu para dois aromas que adoro conjugar: limão e canela.

Bom fim de semana!

Usei:
1 litro de leite magro
1 iogurte natural magro
1 colher de sopa de açúcar de cana integral
2 colheres de sopa de leite magro em pó
1 colher de sopa de raspa de limão
1 colher de chá de canela em pó

Fiz assim:
Misturei bem o iogurte, a canela, o leite em pó, o açúcar e a raspa de limão, e fui adicionando o leite, até que todos os ingredientes sólidos se dissolvessem. Depois enchi os copinhos de iogurte, fechei-os, e deixei que a iogurteira cumprisse a sua função, durante 14 horas. Nas instruções incluídas na caixa da iogurteira, a sugestão de tempo ideal para fermentar o iogurte é de 12 horas, mas como uso leite magro, esse tempo não é suficiente. Assim, opto por deixar a máquina a funcionar por 14 horas, o que torna o iogurte mais consistente. Passado este tempo, levei o iogurte ao frigorífico por duas horas. E ficou pronto a servir! Cá em casa, comem-se simples, com muesli, com pedacinhos de chocolate, com fruta, ou a acompanhar bolo, como sobremesa.

5 comentários:

  1. O melhor dos iogurtes caseiros é que são feitos sempre ao nosso gosto.
    O que mostras parece delicioso.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do toque da canela, deve ficar muito bem;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A canela é uma das minhas especiarias favoritas, e costumo adicioná-la a quase tudo, e, na minha opinião, resulta (quase...:) sempre bem!

      Eliminar
  3. A minha mãe está neste momento a copiar esta receita :P

    Beijo da prima! :*

    ResponderEliminar