domingo, 1 de janeiro de 2012

Panquecas

No primeiro dia do ano, deixo-vos uma solução prática para os momentos em que precisamos de algo doce, e de preparação rápida. Perfeita para dias cinzentos, chuvosos e preguiçosos, como o de hoje. As panquecas podem ser feitas para o pequeno-almoço, para o lanche, ou para sobremesa. São deliciosas, e os recheios podem ser tantos quantos a imaginação ditar! Estas foram cobertas com doce de tomate caseiro, e polvilhadas com canela, nozes picadas e açúcar em pó. Para me convencer de que estaria a comer algo saudável, adicionei umas framboesas frescas! :) Também já as preparei com um molho de chocolate caseiro (preparado com 4 quadrados de chocolate preto derretidos com uma colher de sopa de leite, no micro-ondas), ou simples, polvilhadas com açúcar e canela. Ficam sempre muito boas!
Feliz 2012!



A receita base que sigo para as panquecas é da Nigella Lawson. Como ela sugere, tenho o preparado pronto num frasco, e depois é só acrescentar os ingredientes húmidos!





Receita base:




600gr de farinha de trigo


3 colheres de sopa de fermento em pó


2 colheres de sopa de bicabornato de sódio


1 colher de chá de sal refinado


40gr de açúcar baunilhado



Ingredientes para cerca de 15 panquecas pequenas:



150gr da mistura para panquecas


1 ovo


250ml de leite


1 colher de sopa de manteiga derretida




Modo de Preparação:



Misturar bem todos os ingredientes, excepto a manteiga, até obter uma massa lisa. Aquecer uma frigideira anti-aderente, adicionar a manteiga, e colocar 2 colheres de sopa de massa para fazer cada panqueca. Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas, viram-se e deixam-se cozinhar mais um minutos.





Para preparar rapidamente uma só panqueca:




Num recipiente, colocar duas colheres de sopa do mix de panquecas, uma pitada de canela em pó, e adicionar duas colheres de sopa de leite magro, e mexer bem. Aquecer uma frigideira anti-aderente, colocar um pouquinho de manteiga, e espalhar a mistura. Virar quando o preparado começa a borbulhar, e deixar dourar do outro lado. Polvilhar com açúcar e canela, ou servir com compota ou mel. Et voilá, panquecas express! :)


Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário