sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bacalhau com Couves em Crosta de Broa



Provei algumas vezes o tão famoso bacalhau com broa, mas não fiquei fã, porque sempre me apresentaram o dito bacalhau assado no forno apenas com uma insípida broa esfarelada por cima. Comecei a pesquisar na blogosfera e apercebi-me de que havia várias variantes deste prato. Assim, lancei-me à aventura, e criei a minha versão. Adorei o resultado!


Usei:

Bacalhau desfiado (usei migas de bacalhau demolhadas)

3 dentes de alho

1 cebola grande

1 couve (usei penca)

1 molho de grelos

Broa de milho

Salsa

Azeitonas pretas descaroçadas

Sal e pimenta

Azeite


Fiz assim:

Cozi as couves e os grelos, devidamente lavados e arranjados, em água temperada de sal. Quando terminou a cozedura, passei-os por água fria e deixei-os a escorrer num passador. Entretanto, refoguei a cebola, cortada em rodelas, no azeite (usei uma quantidade generosa), juntamente com dois dentes de alho também cortados em rodelas. Adicionei o bacalhau ao refogado, e deixei cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, para não secar ou pegar no fundo. Se o bacalhau secar, deve adicionar-se mais azeite. Enquanto o bacalhau refogava, cortei as couves em pedaços, e posteriormente, adicionei-as ao bacalhau. Temperei de sal e pimenta, e retirei do lume. Foi tempo de tratar da cobertura de broa: separei o miolo da broa, e rejeitei a côdea. No processador, piquei a broa com as azeitonas descaroçadas, um dente de alho e alguns pés de salsa lavados. Adicionei algum azeite para ligar a mistura, e temperei com pimenta preta. Num pirex, coloquei o refogado de cebola com bacalhau e couves, e cobri com a mistura de broa. Levei ao forno bem quente, durante 15 minutos, até que a broa ficasse dourada e estaladiça, criando uma crosta muito apetitosa, e nada parecida com a que havia provado em restaurantes e que me levou a afirmar que não gostava de bacalhau com broa!











Sem comentários:

Enviar um comentário