quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Creme de Cenoura com Gengibre e Canela

Chegou o mês de Dezembro, em que se celebra o Natal, em que a atmosfera se reveste de um espírito de solidariedade, de partilha, de amizade, de bondade e de generosidade. Enfeita-se a árvore, compram-se os presentes, sucedem-se os jantares com os amigos, os telefonemas, emails e sms com os votos de Boas Festas. Mas este Dezembro adivinha-se diferente. A tão badalada crise promete abalar o espírito natalício, e muitos são aqueles que dizem que este ano não há Natal, pois não há dinheiro para comprar presentes. E o Natal resume-se a comprar presentes? Eu digo que não. O meu Natal é muito mais do que isso. É encher a casa com luzes e velas, é jantar com os amigos, é passear pelas ruas e sentir o cheiro e a magia do Natal. E os presentes, claro. Mas não preciso de muito dinheiro para os meus presentes de Natal, porque no meu conceito de Natal, a magia começa com a preparação dos presentes que ofereço. Dos embrulhos e da decoração das embalagens até ao conteúdo, quase tudo o que ofereço é feito por mim. Com o tal espírito de partilha e de amizade. Com muito carinho. Os preparativos para as minhas ofertas de Natal iniciam-se hoje, portanto, para mim, o Natal começa hoje. E nada como dar-lhe as boas-vindas com uma sopa que cheira a Natal!

Usei:
Um talo de alho francês
Três cenouras
Uma batata pequena
Um pequeno pedaço de gengibre
Água
Azeite, sal
Canela em pó

Fiz assim:
Refoguei o alho francês, bem lavado e cortado em rodelas finas, no azeite. Lavei e raspei as cenouras, cortei-as em rodelas e adicionei ao refogado, assim como gengibre, descascado e finamente cortado. Temperei com sal, e adicionei água a ferver, em quantidade suficiente para cobrir os legumes. Adicionei a batata, e deixei cozer até os legumes amolecerem. Passei a sopa, e na altura de servir, polvilhei com canela. O travo picante do gengibre combina lindamente com a doçura da cenoura e o aroma quente da canela. Uma delícia!

Sem comentários:

Enviar um comentário