sábado, 10 de dezembro de 2011

Queques fofos de chocolate



Sábado cinzento, com chuva e frio, mas iluminado pelo calor do Natal, através das luzinhas que piscam no pinheiro enfeitado. O sofá convida a uma tarde de preguiça, a ver filmes, ou a ler um livro, mas há muito trabalho acumulado na secretária e que é necessário pôr em dia. O que fazer? A resposta surge com naturalidade: uma grande termo de chá de especiarias, com cheiro a Natal, e uns deliciosos queques de chocolate. Para confortar a alma numa tarde que se queria de lazer, mas que será de trabalho.


Usei:

150gr de creme de soja para barrar

1 chávena de açúcar amarelo

3/4 chávena de cacau magro (usei magro e biológico, comprado na loja do Comércio Justo)

2 ovos

1 chávena de farinha com fermento (uso farinha com fermento para bolos, da marca "Nacional", e gosto bastante do resultado!)


Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Levei o creme de soja ao micro-ondas, para amolecer, durante 1 minuto. Bati-o com o açúcar, até obter uma consistência fofa. Adicionei o cacau, os ovos e a farinha, e misturei tudo. Com a mistura obtida, enchi forminhas de silicone para queques, forradas com forminhas de papel, e levei ao forno por cerca de 15 minutos, até estarem cozidos, mas cremosos e húmidos no centro. Hummmmm! :)

Sem comentários:

Publicar um comentário