sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bolo Vulcão de Chocolate

Este bolo foi feito para um jantar de amigas, e todas ficámos conquistadas pelo seu sabor e textura. Assemelha-se a um petit gateau, mas em tamanho gigante. Parti de uma receita já publicada, a do João Carlos Silva, e introduzi algumas alterações que fizeram a diferença: reduzi a quantidade de manteiga e de farinha, substituí o habitual açúcar branco por açúcar amarelo, e acrescentei uma pitada de piri-piri, que praticamente não se notava, mas que lhe conferiu um toque apimentado, embora muito discreto. A redução da quantidade de farinha originou uma maior cremosidade do bolo. A cada fatia que se cortava, brotava do seu interior um rio de chocolate espesso e brilhante. Ficou mesmo muito bom!
Usei:
200 gr de chocolate para culinária
200 gr de açúcar amarelo
180 gr de manteiga com sal
180 gr de farinha com fermento
4 ovos, tamanho L
1 pitada de piri-piri em pó
Açúcar em pó
2 morangos
Fiz assim:
Comecei por derreter o chocolate com a manteiga, no micro-ondas, durante 3 minutos, temperatura 650. Deixei arrefecer, enquanto batia os ovos inteiros com o açúcar. Pré-aqueci o forno a 200º. Adicionei o chocolate derretido com a manteiga ao preparado de ovos e açúcar, e bati até que o preparado ficasse com bolhas de ar. Acrescentei a pitada de piri-piri (cerca de uma colher de café, não mais do que isso, para que o picante não predomine!), e, aos poucos, fui envolvendo a farinha com fermento na mistura. Levei ao forno, numa forma de silicone sem buraco, durante 11 minutos. Depois desliguei o forno, e deixei que o bolo cozinhasse por mais 5 minutos. Passado este tempo, retirei do forno, e deixei que o bolo arrefecesse à temperatura ambiente, dentro da forma. À medida que o bolo arrefecia, a consistência muito mole que estava por debaixo da crosta foi solidificando, mas manteve-se extremamente cremosa, como se pretendia. Depois de o bolo estar quase frio, desenformei, polvilhei com açúcar em pó e enfeitei com morangos.

6 comentários:

  1. hummmm estava maravilhoso
    vou fazer 1 igual para o meu carnaval

    ResponderEliminar
  2. Ai...esse chocolate todo....estou no céu! :)

    Ficou perfeito! Parabéns :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Mas certamente não tanto como os teus maravilhosos bolos e bolachas... ainda estou a navegar pelo teu blog, e quase a babar com tanta delícia! :)

      Eliminar
  3. Eu e umas amigas experimentamos a receita e não ficou cremos o por dentro ficou todo cozido 😣😢

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anna, obrigada por teres experimentado a receita e por partilhares a experiência. Lamento que não tenha corrido bem! Já fiz este bolo várias vezes, e tem corrido sempre bem. Poderá, eventualmente, a ter que ver com o forno. Talvez possas experimentar reduzir o tempo de cozedura, para 7 ou 8 minutos, ou então baixar a temperatura para 190º.

      Eliminar