sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bolo de Fruta e Chocolate


No meio dos meus muitos livros de culinária, há um da Nigella Lawson. Normalmente, não uso os livros de receitas para reproduzi-las, mas sim para "estudá-los": gosto de folheá-los, de marcar as páginas que mais me interessam, de colocar apontamentos em post-it que colo no cimo das páginas, de tirar ideias para futuros casamentos de sabores e para novas experiências. Trato os livros de culinária como se efectivamente se tratassem de livros de estudo. E adoro estudá-los!
Numa das já muitas visitas de estudo que fiz a este livro ("Na Cozinha com Nigella"), assinalei a página dedicada a uma sobremesa rápida, o "Pudim de Pêra e Chocolate", que pensei fazer para aproveitar a fruta que, de vez em quando, amadurece demasiado.
Esta é a receita conforme a fiz:
Usei:
1 pêra
1 maçã
1 kiwi
125 g de farinha com fermento
125 g de açúcar amarelo
25 g de cacau (usei bio, de Comércio Justo)
150 g manteiga amolecida
1 colher de chá de aroma de baunilha
2 ovos
1 pitada de canela
1 pitada de gengibre moído
Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º. Untei um tabuleiro de pirex com óleo. Descasquei e cortei a fruta em pequenos pedaços, que salpiquei com a canela e o gengibre. Coloquei a fruta no pirex, e guardei. Entretanto, amoleci a manteiga no micro-ondas. Juntei todos os ingredientes no liquidificador, e triturei até tudo ficar bem envolvido. Espalhei esta mistura por cima da fruta, no pirex, e levei ao forno, durante 25 minutos.
Bom fim de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário