quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Sopa Dourada


Gostava de ter uma fotografia bonita desta sobremesa para publicar, porque é um doce tão simples e tão bom que merecia brilhar aqui de forma mais intensa. Mas, esta é a única foto que tenho e como mais importante do que a imagem é o sabor da sobremesa e a partilha da receita, aqui fica!
Fiz esta sobremesa para a noite de Ano Novo. A ideia surgiu para aproveitar sobras de um pão de ló aberto num jantar de amigos durante o fim de semana. E só posso dizer que foi uma boa ideia, pois ficou, na minha opinião, muito melhor do que o pão de ló!
Bem sei que no início do ano é quase "socialmente obrigatório" iniciar dietas ou ter hábitos alimentares mais saudáveis, para compensar os excessos das festividades de fim de ano. Porém, na minha família estamos em festa até aos Reis! Se forem como nós e tiverem sobras de pão de ló, não hesitem em experimentar esta delícia!

Usei:

400 gramas de pão de ló em fatias

Para a calda de açúcar:

Meia chávena de açúcar branco
2/3 de chávena de água
1 pau de canela
uma casquinha de limão

Para o doce de ovos:

3 ovos inteiros + uma clara
O peso dos ovos em açúcar branco
3 colheres de sopa de leite (usei bebida vegetal de amêndoa)
1 colher de sobremesa de amido de milho

Para decorar:

Canela em pó e açúcar dourado (opcional)

Fiz assim:

Comecei por esfarelar o pão de ló para a taça onde iria servir a sobremesa. Depois, preparei a calda, vertendo para uma caçarola meia chávena de açúcar branco, a água, o pau de canela e a casca de limão. Levei ao lume até que o açúcar se dissolvesse. Deixei arrefecer um pouco a calda. Assim que a calda arrefeceu, verti-a sobre o pão de ló esfarelado, de modo a humedecê-lo. Deixei repousar enquanto preparei o doce de ovos desta forma: pesei os ovos, e medi o seu peso em açúcar; num tacho, misturei bem o açúcar com o amido de milho. Juntei a bebida de amêndoa e mexi bem. Adicionei os ovos e a clara de ovo e mexi até que todos os ingredientes se misturassem. Levei ao lume, mexendo sempre, até o doce engrossar. Depois, coloquei o doce de ovos por cima do pão de ló e polvilhei com canela em pó e açúcar dourado.

Pode enriquecer-se  o doce de ovos, por exemplo, com côco ralado ou com amêndoa triturada. Fiz assim simples e quem provou gostou e repetiu. E eu pretendo repetir muitas vezes! Pretendo, também, repetir o hábito, entretanto perdido, de aqui vir mais amiúde partilhar receitas. Desejo que neste novo ano possa começar isso de novo!
So, can we start again?  FELIZ 2019!




Sem comentários:

Enviar um comentário