domingo, 6 de janeiro de 2019

Papas de aveia no forno com framboesas, maçã, sementes e especiarias




Por aqui, continuamos na senda das fotografias declaradamente pouco atractivas (preciso mesmo de melhorar a minha técnica! Mas, qual técnica? ;). Porém, no que toca à comida, o mais importante é o sabor, certo? Pois bem, posso garantir que estas papas de aveia no forno, enriquecidas com mel, especiarias, sementes, fruta fresca e frutos secos são absolutamente deliciosas! 
Um dos meus objectivos para este novo ano, além do de revitalizar este blogue que foi ficando esquecido no emaranhado dos dias que se sucedem a uma velocidade demasiado vertiginosa, é o de continuar a comer comida saborosa e nutritiva mas, ao mesmo tempo, poupar dinheiro com a alimentação. Tenho planos para fazer viagens, preciso de fazer algumas pequenas obras em casa, assim como de substituir algumas coisas. Tudo isto envolve custos adicionais que saem do orçamento, portanto, poupar na alimentação é essencial! Para me orientar nesta caminhada, estou a beber inspiração nos blogues que sigo há anos, como o Economia Cá de Casa, da super Joana Roque, e em diversos livros de cozinheiros que adoro, como Poupe com o Jamie, do maravilhoso Jamie Oliver, ou os livros do projecto Green Kitchen Stories, uma família absolutamente inspiradora! 
Um pormenor daqui, um outro detalhe dali, e as ideias vão surgindo e as refeições mais económicas lá vão saindo. Esta é a primeira que aqui partilho. São umas papas de aveia que fazem as minhas delícias ao pequeno-almoço destes dias mais frios. Faço ao domingo de manhã e depois fico com pequeno-almoço pronto para os três dias seguintes. Para tal, basta aquecer uma porção durante 2 minutos no micro-ondas. Depois, acrescento duas ou três colheres de sopa de iogurte natural, polvilho com canela, bagos de romã, bagas goji ou passas e fico saciada e pronta para começar o dia com energia e alegria!


Usei:

2 chávenas de flocos de aveia biológicos (compro no Lidl, a 0,99€, quando estão em promoção!)
500 ml de bebida vegetal de amêndoa (pode ser qualquer outra bebida vegetal ou leite de vaca)
Uma chávena de framboesas congeladas (muito mais baratas do que ao natural)
Uma maçã
Uma colher de sopa de mel (pode usar-se xarope de agave ou de ácer ou, até, geleia de marmelo!)
Um ovo
Uma colher de sobremesa de fermento em pó
Meia colher de café de gengibre em pó
Meia colher de café de cardamomo em pó
Uma colher de café de canela em pó
Sementes de abóbora a gosto
Uma mão cheia de frutos secos picados a gosto (usei noze-pecãs e amêndoas)


Fiz assim:

Numa taça, misturei os flocos de aveia com o fermento e as especiarias. Numa outra taça, misturei a bebida de amêndoa com o mel e o ovo. Juntei estes ingredientes húmidos aos ingredientes secos. Untei uma taça de ir ao forno com óleo de côco (pode usar-se outro óleo, ou até margarina ou manteiga), e lá coloquei, por esta ordem, as framboesas congeladas, a maçã ralada e o preparado de aveia. Polvilhei com mais canela em pó, as sementes de abóbora e os frutos secos e levei ao forno, pré-aquecido a 190º, durante 30 minutos. Depois, desliguei o forno e deixei as papas de aveia a repousar lá dentro durante mais 10 minutos. 

Sem comentários:

Publicar um comentário