terça-feira, 8 de agosto de 2017

Queques Salgados de Batata-doce, Pimento, Queijo e Sementes



Esta receita é adaptada de um original do Jamie Oliver, do seu livro "Receitas Saudáveis" (p. 64). O Jamie faz a sua versão com cebolos, malagueta, requeijão, farinha integral e usa seis ovos. Eu queria muito experimentar estes queques, mas só tinha três ovos, farinha de trigo sem ser integral, não tinha requeijão, mas tinha queijo branco, não tinha cebolas, mas tinha cebola nova, e não tinha malagueta, mas tinha pimentos. Resolvi experimentar com os ingredientes que tinha. E os queques ficaram mesmo muito bons!

Usei:

Uma batata doce-grande (mais ou menos 600 gramas)
3 ovos grandes
Uma cebola nova média
Meio pimento verde
Uma fatia de queijo branco amanteigado
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
200 gramas de farinha de trigo com fermento
1 colher de sopa de sementes de girassol
sementes de papoila q.b.
Sal, pimenta preta, alho em pó e curcuma q.b.

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º, e forrei formas de queque com forminhas de papel plissado. 
Descasquei a batata-doce e a cebola, e piquei-as no processador de cozinha. Juntei os ovos e o queijo branco, e triturei. Adicionei o pimento cortado em cubos, a farinha, o parmesão ralado e os temperos (usei "a olho", por isso aconselho a provar a mistura, para verificar se precisa de mais sal, ou pimenta). Dividi a massa pelas forminhas (estas quantidades deram para 14 queques do tamanho que se vê na foto). Polvilhei com as sementes e mais um pouco de queijo parmesão ralado. Levei ao forno, durante 50 minutos, até ficarem dourados. 
Ficam muito bons enquanto estão mornos, mas também os tenho comido frios, ao pequeno-almoço. Digamos que, em tempo de férias, como é o caso, o pequeno-almoço tem sido mais um brunch, e estes queques servem lindamente esse propósito! Aconselho é que os guardem no frigorífico, para se manterem em perfeitas condições. 





3 comentários:

  1. Aqui em casa só eu é que gosto de queques salgados, os teus parecem -me bem deliciosos.

    ResponderEliminar
  2. Ahah
    Acontece-me tantas vezes olhar para uma receita e depois não ter metade dos ingredientes! Mas aí está... o bom português improvisa!
    Ficaram óptimos :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Great post on "Queques Salgados de Batata-doce, Pimento, Queijo e Sementes". As a professional chef i have to appreciate your work. Keep Posting useful posts like this. Keep in touch with my websites- Culinary Schools | Cooking Schools

    ResponderEliminar