sábado, 8 de julho de 2017

Waffles de aveia e côco



Faz já algum tempo desde comprei, no Lidl, uma máquina para fazer waffles. Foi uma daquelas compras por impulso, não há como negá-lo. Pensei na facilidade com que poderia comer, muito mais vezes, esta guloseima tão parecida com as panquecas de que tanto gosto. Mas o tempo foi passando, e a máquina lá ficou, esquecida, numa gaveta. Um dia destes, enquanto fazia umas arrumações nos armários, encontrei a máquina de fazer waffles, e, sem hesitar, decidi que aquele seria o primeiro dia em que lhe daria uso. E, desde aí, não tenho dado descanso à máquina!
Estas waffles juntam aveia e côco, mas tenho experimentado diversas combinações, e todas têm resultado bem. É muito fácil fazer waffles e, com a ajuda desta máquina, o processo é mesmo rápido. Nem preciso de esperar pelo fim de semana, quando há mais tempo livre, para ter pequenos-almoços mais aprimorados!

Usei:

Uma de chávena de farinha de trigo com fermento
Duas colheres de sopa de flocos de aveia integral
Duas colheres de sopa de côco ralado
Uma chávena de leite de amêndoa
1 ovo pequeno
Uma pitada de sal refinado
Maple syrup, canela em pó e framboesas


Fiz assim:

Liguei a máquina de fazer waffles na temperatura 3. Peguei numa taça e nela misturei a farinha com a aveia, o sal e o côco. Juntei o leite e o ovo, e, usando um garfo, misturei os ingredientes secos com os líquidos, até obter um preparado homogéneo. Espalhei colheradas de massa pela máquina, até preencher todo o espaço, fechei a tampa, e deixei que a máquina fizesse o seu trabalho. O tempo de cozedura varia entre os dois ou três minutos, consoante o quão douradas ou tostadas queremos as waffles. Neste dia, contentei-me com dois minutos, porque o apetite não me dava tréguas e não queria esperar mais, mas aconselho os três minutos. Retirei a waffle e cobri-a com maple syrup e framboesas e uma pitada de canela. Acompanhei com fruta da época (já vos disse o quanto adoro as frutas de Verão? Cerejas, meloas, ameixas, pêras Dona Joaquina... Devia ser assim o ano todo!) e sumo de laranja. 
Estas quantidades dão para duas waffles, portanto, adivinhem qual foi o meu pequeno-almoço no dia seguinte... :)





3 comentários:

  1. Tal como tu, comprei também no Lidl uma máquina de waffles!
    Mas a minha primeira experiência foi péssima. Fiz umas saudáveis, de cenoura! Aquilo ficou tudo colado... horrível!
    Como a minha cozinha é mínima fui deixa-la em casa dos meus pais e outro dia fomos lá almoçar/lanchar e não é que lhe dei uso e ficaram óptimas?
    Adoro a combinação de ingredientes das tuas! Devem ser óptimas.
    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, também já experimentei umas mais "saudáveis", de banana, ovo e aveia, e ficou exactamente como descreves: tudo colado! Mas agora tem corrido tudo bem. :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Waffles, são sempre muito gostosos.
    Adoro.
    janicce.

    ResponderEliminar