quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Bolo de Chocolate com Cobertura de Mousse de Chocolate e Fios de Ovos


Fiz este bolo para a noite de Passagem de Ano, mas aqui fica a sugestão para um dia mais guloso como, por exemplo, a Noite de Reis que amanhã se celebra.
Tanto o bolo como a mousse foram preparados exclusivamente com claras, das muitas que me sobraram dos doces de Natal que, na sua maioria, só levam gemas. A mousse feita só com claras fica muito leve, e o bolo fica bem fofo. É uma boa ideia para utilizar claras de ovo de sobra!

Para o bolo:

5 claras de ovo
uma chávena e meia de açúcar amarelo
duas chávenas de farinha de trigo com fermento
meia chávena de cacau
uma chávena de óleo de girassol
uma chávena de água a ferver
uma colher de chá de bicarbonato de sódio

Para a mousse de chocolate:

5 claras de ovo
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de manteiga
uma tablete de chocolate preto para culinária

Para a decoração:

Fios de ovos
Pérolas prateadas
Açúcar dourado


Fiz assim:

Comecei por preparar o bolo, batendo as claras com o açúcar até ficarem firmes. Juntei depois a água e o óleo, e bati tudo. Adicionei o cacau à mistura, alternando com a farinha, a que já havia misturado o bicarbonato. Envolvi bem todos os ingredientes, coloquei o preparado numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 40 minutos. Fiz o teste do palito para ver se o bolo estava cozido, retirei-o do forno, e deixei que arrefecesse completamente. 
Entretanto, preparei a mousse de chocolate. Comecei por derreter o chocolate com a manteiga no micro-ondas, durante dois minutos, a temperatura média. Com uma espátula, misturei bem o chocolate com a manteiga, e deixei esta mistura arrefecer. Bati as claras em castelo, adicionei o açúcar, e continuei a bater, até obter uma preparado firme. Misturei o chocolate, já arrefecido, a este preparado, envolvendo com a espátula. Coloquei a mousse por cima do bolo, enfeitei com os fios de ovos, as pérolas prateadas e o açúcar dourado, e levei ao frigorífico até à hora de servir. 
Este bolo ficou muito bom, e fez muito sucesso junto daqueles com quem passei esta noite festiva. 

FELIZ ANO NOVO!












1 comentário:

  1. Ficou lindo o bolinho :)
    Uma mistura bem interessante da mousse e decorado com os fios de ovos ficou um mimo!
    Uma delícia para os olhos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar