domingo, 18 de dezembro de 2016

Bolo de frutos secos com especiarias


E estamos a menos de uma semana do Natal! Sinto que 2016 passou a correr, com os seus bons e maus momentos. Confesso que, este ano, ainda não me deixei levar pelo espírito natalício que se apodera de mim, normalmente, no final de Novembro. Tinha muitos planos para "deixar entrar" o Natal em mim durante este fim de semana, mas uma gripe poderosa foi mais forte do que eu, e fiquei de cama. Já tinha feito a lista dos presentes que ainda me falta comprar (felizmente, a maior parte já está, só me faltam 4!), e dos ingredientes de que preciso para os últimos presentes que vou fazer cá em casa (já tenho marmelada, compotas e chutneys feitos, e os respectivos frascos já estão decorados! Falta-me agora fazer as bolachinhas e bolos com que vou completar os meus cabazes de Natal home made). A gripe não me permitiu sair de casa, mas o espírito natalício está à porta, portanto, resolvi abri-la e deixar que esse espírito se apoderasse do meu computador: se não estou em condições para ir às compras, ou para ir para a cozinha, posso, pelo menos, partilhar algumas receitas de Natal que fiz no ano passado e que foram elogiadas! :)
Deixo-vos, então, com uma sugestão de um bolo muito natalício, com aromas muito ligados ao Natal, e que podem fazer para a vossa mesa de Natal, ou que podem oferecer como presente. 
FELIZ NATAL!


Usei:

150 gr de manteiga amolecida
150 gr de açúcar amarelo
200 gr de farinha com fermento
3 ovos
Uma colher de chá de essência de amêndoa
50 gr de uma mistura de tâmaras picadas e sultanas
75 gr de frutos secos (usei amêndoas, nozes e avelãs)
Uma pitada de canela em pó
Raspas de laranja 

Para a decoração:

Pasta de açúcar branca
Açúcar dourado
Bolinhas prateadas
Pinheirinhos de chocolate
Motivos de Natal (comprei pequenas casinhas, pinheirinhos e renas numa loja de decoração de bolos)


Fiz assim:

Coloquei a manteiga numa taça e levei-a ao micro-ondas, a temperatura média, durante 30 segundos, para que amolecesse um pouco. De seguida, coloquei-a na taça da batedeira, juntamente com o açúcar, os ovos, e a essência de amêndoa. Bati até obter uma mistura cremosa. De seguida, adicionei a farinha, a raspa de laranja e a canela, até obter uma massa homogénea. Envolvi os frutos secos, as tâmaras e as sultanas na massa, com a ajuda de uma espátula. Coloquei o preparado em formas de bolo de papel, que adquiri numa loja de decoração de bolos, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 30 minutos. Fiz o teste do palito e, como já estava cozido, retirei o bolo do forno, e deixei que arrefecesse completamente. Entretanto, estendi a pasta de açúcar com um rolo da massa (tarefa que não foi muito fácil, mas lá se fez...), e cortei-a de modo a que encaixasse perfeitamente na forma do bolo. Pincelei o bolo com um pouco de geleia de marmelo, e coloquei a pasta de açúcar sobre ele. Depois, decorei com os motivos que escolhi, envolvi em papel de celofane, coloquei uma fita, e lá fiquei com uma bela oferta! 
Este ano vou repetir a receita, mas vou pôr de parte a pasta de açúcar, e decorar apenas com canela e açúcar em pó. Na minha opinião, também fica bonito, e poupa-me bastante tempo na confecção dos bolos. Pretendo fazer cinco, portanto, tenho de simplificar! E acho que vão ficar bonitos na mesma. :)




4 comentários:

  1. Fiquei cheia de vontade de experimentar! Boas festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, cozinha100segredos! Votos de umas festas bem doces!

      Eliminar
  2. Ficou lindíssimo. Parabéns!!
    Bom ano!!
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar