quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Tarte Pastel de Nata



Julho, Agosto e Setembro, os meses de Verão. Julho, Agosto e Setembro, os meses que passei praticamente "enclausurada" em casa, a concluir a minha tese. Foi um Verão completamente diferente dos outros, desta feita passado a trabalhar, e longe dos habituais prazeres da época: a praia, os livros lidos em esplanadas, os mergulhos no mar e na piscina, os passeios, as viagens, os festivais de Verão, os convívios ao ar livre com os amigos e a família. E quando o Outono chegou, e o Verão findou, eu terminei a tese, e o meu Verão chegou. Agora é tempo de celebrar e nutrir a alma, e até o calor que se tem feito sentir ajuda! :)
Celebração que é celebração tem de ser doce. A primeira coisa que fiz, no meu primeiro dia de liberdade pós-tese, foi ir dar um mergulho no mar. No segundo dia, fiz esta tarte pastel de nata, com algumas alterações (como não podia deixar de ser!:).

Usei:

Uma base de massa quebrada
300 ml de leite meio gordo
200 ml de natas para bater
100 gr de açúcar
25 gr de farinha de trigo
25 gr de amido de milho
5 gemas de ovo
Casca da metade de uma lima
2 paus de canela

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Numa taça, misturei, com a ajuda de uma colher de pau, a farinha e o amido de milho com o açúcar. Separei as gemas de ovo das claras. Guardei as claras, e juntei as gemas à mistura de farinha, amido e açúcar. Mexi até que os ingredientes se ligassem. Num copo misturador, juntei o leite com as natas, e, aos poucos, fui juntando esta mistura líquida à combinação de ingredientes sólidos, mexendo sempre, até que tudo ficasse bem ligado. Por fim, adicionei a casca de lima e os paus de canela. Coloquei o preparado dentro de um tacho, e levei a lume brando. Fiquei a mexer sempre, até a misturar encorpar e se transformar num creme. Entretanto, forrei o fundo de uma tarteira com papel vegetal, e sobre ele dispus a massa quebrada. Piquei a massa com um garfo, e levei-a ao forno, durante dez minutos. Retirei a massa do forno, e sobre ela verti o creme. Levei a tarte ao forno durante 30 minutos. Nessa altura, a massa já estava dourada, e o creme estava firme e havia ganho um belo tom dourado-acastanhado. Serviu-se polvilhada com canela em pó. 
Estava muito boa, mas para a próxima vez vou substituir a massa quebrada por massa folhada, julgo que a tornará mais parecida com o nosso tão delicioso e tipicamente português pastel de nata.

E assim dou as boas-vindas ao "meu Verão"!






10 comentários:

  1. É uma das minhas tartes preferidas.
    Ficou uma maravilha
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São,
      Também passou a ser uma das minhas preferidas. :)
      Beijinhos.*

      Eliminar
  2. Tens agora o merecido descanso, aproveita bem!
    A tarte está linda, mesmo gulosa :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro este formato pois pode-se comer ainda mais que um simples pastel! ;) Ficou maravilhosa!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  4. Que delicia de tarte!!!! Adorei seu blog e as suas receitas!!! Estou te seguindo para não perder nada!!! Também tenho um blog de comidinhas, quando tiver um tempinho vai lá me visitar!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais parabéns por teres concluído a tese e teres ultrapassado mais uma etapa na vida :)
    O teu "Verão" agora sabe ainda melhor que o Verão mesmo!
    Mais aliviada, com tempo para descontrair e para fazer maravilhas destas :)
    Adoro pasteis de nata. Fiz uma vez uma tarte e gostei muito. A tua está linda.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Joana! É isso mesmo, estou agora a passar por uma fase de alívio, descontracção e relaxamento, e é muito bom, melhor que o Verão (até porque entramos agora na minha estação do ano favorita, o Outono! ;)
      Beijinhos!*

      Eliminar