quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Arroz de Camarão Tigre





Julgo que o meu apreço por pratos de marisco não seja uma novidade por aqui. Há dias, numa visita a um supermercado, não resisti a uns belos camarões tigres, já cozidos, que habitavam a banca da peixaria. Não sou grande fã do camarão que se adquire já cozido, prefiro prepará-lo em casa, mas estes estavam com um aspecto tão fresco e convidativo, que tive de trazer alguns comigo. Com uma parte deles, fiz este saboroso arroz.

Usei:
para duas pessoas


4 camarões tigre previamente cozidos
1 chávena mal cheia de arroz agulha
2 chávenas e meia de água quente
3 colheres de sopa de polpa de tomate
metade de um cubo de caldo de marisco
uma cebola
um dente de alho 
um tomate maduro, sem pele
sal q.b.
uma pitada de piri piri moído
Azeite
umas folhinhas de coentros


Fiz assim:

Cobri o fundo de um tacho com azeite. Descasquei e piquei a cebola e o alho, e refoguei-os no azeite, até alourarem ligeiramente. Cortei o tomate em pequenos cubos, e juntei-os ao refogado. Deixei cozinhar durante cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando, para não pegar no fundo. Coloquei no tacho o arroz, a polpa de tomate, o cubo de caldo de marisco e a água. Tapei e deixei cozer durante 10m, em lume brando. Enquanto o arroz cozia, descasquei e cortei em pedaços dois dos camarões. Quando o arroz estava quase cozido, destapei o tacho, adicionei os pedaços de camarão, ajustei o sal e adicionei uma pitada de piri piri moído. Servi com coentros picados, e um camarão inteiro. 
O arroz ficou bastante caldoso, porque gosto deste tipo de prato com esta característica, mas claro que é possível ajustar a quantidade de água, para quem preferir um arroz mais seco.









3 comentários: