domingo, 14 de outubro de 2012

Pudim de Pão e Chocolate



Adoro assistir a programas de televisão dedicados à culinária, e sou fã incondicional dos programas do Jamie Oliver, da Nigella Lawson, e do Henrique Sá-Pessoa. O canal SIC Mulher inclui na sua grelha programas deste género, de segunda a sexta-feira, mas nem sempre tenho tempo, durante a semana, para os  ver com a regularidade que gostava. A solução é gravar tudo, e ver à sexta-feira à noite, ou no fim de semana. Nesta última sexta-feira, pus em dia três dos programas da Nigella, "Na Cozinha com Nigella". Num desses programas, a Nigella fez um pudim de pão com gotas de chocolate, para aproveitar pão seco. Eu sou muito céptica em relação a receitas que envolvem pão amolecido (não consigo comer açordas, nem rabanadas, por exemplo), mas este pudim tinha chocolate, e como sou chocoholic assumida, pensei em experimentar a receita, e dar uma oportunidade ao pão ensopado. E não me arrependi! A Nigella fez a receita para sobremesa. Eu decidi fazê-la para o pequeno-almoço, e soube-me muito bem com er este pão doce, acompanhado de uma chávena de bebida de cereais quentinha!
Como quase sempre faço, ora por não ter todos os ingredientes necessários, ora por gostar de imprimir um cunho pessoal às receitas, alterei alguns dos ingredientes propostos pela Nigella. Por exemplo, ela sugere que se use leite gordo, e eu usei magro, porque não gosto de leite gordo. Também não utilizei natas, mas sim iogurte natural. E prescindi do rum, que substituí por essência de baunilha. Por fim, acrescentei canela em pó, que não faz parte da receita original, mas que conferiu um aroma maravilhoso ao pudim!

Usei:

250 gr de pão seco (usei pão integral com sementes e cereais)
100 gr de chocolate preto
50 gr de açúcar amarelo
500 ml de leite magro
1 iogurte natural
1 colher de chá de essência de baunilha
3 ovos
2 colheres de sopa de açúcar integral mascavado claro para polvilhar
Canela q.b.

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 170º. Parti o pão em cubos, e dispus os cubos numa tarteira de pirex. Numa taça, verti o leite, os ovos, o açúcar, o iogurte e a baunilha, e mexi bem, com uma vara de arames, até ter obter uma mistura amarela e consistente. Verti este líquido sobre os cubos de pão e, com a ajuda de um garfo, fiz pressão sobre o pão, de modo a que absorvesse o líquido, e deixei repousar durante 10 minutos. Entretanto, cortei o chocolate em pedaços pequenos. Voltei a fazer pressão sobre o pão, e envolvi o chocolate. Polvilhei tudo com o açúcar (a Nigella aconselha açúcar demerara, mas eu não tinha, por isso, usei integral mascavado claro, do Comércio Justo, que é excelente!) e a canela, e levei ao forno, durante 30 minutos. 
Fica mesmo muito bom, graças aos pedaços de chocolate derretido, e aos aromas da baunilha e da canela. Quanto ao pão, fiquei convencida. O meu problema com o pão amolecido é a textura, que não me agrada nada. Neste caso,  quiçá por ter usado pão com cereais e sementes, a textura era crocante, e não me fez tanta impressão. Foi um excelente pequeno-almoço de fim de semana!






4 comentários:

  1. Gostei muito da sugestão. Vim conhecer o blog e fiquei seguidora.
    Convido-te para ir dar um espreitadela ao meu:
    come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com
    Bjs
    Rosario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigada pela visita! Também ganhaste uma nova seguidora no teu blog. ;)

      Eliminar