domingo, 7 de outubro de 2012

Tarte de Côco com Pepitas de Chocolate


Domingo de Outono, com temperatura amena, embora o sol já não esteja tão forte e quentinho como no Verão. Pensei que, face a este cenário, facilmente iria resistir à tentação habitual de domingo, de ligar o forno  e fazer um bolo. Estava enganada: assim que começou a anoitecer, a temperatura baixou, e ligar o forno para aquecer a casa pareceu-me logo uma grande ideia! :) Da minha cozinha saiu esta simples, mas muito boa, tarte de côco com pepitas de chocolate.

Usei:

Uma base de massa folhada
125 gr de côco ralado
200 gr de açúcar
3 ovos inteiros
1 colher de sopa de amido de milho (tipo maizena)
Pepitas de chocolate, ou chocolate preto granulado

Fiz assim:

Estendi a massa folhada, conservando o papel vegetal, numa tarteira. Pré-aqueci o forno a 200º. Misturei o côco com o açúcar e o amido. Adicionei os ovos e mexi bem. Envolvi as pepitas na massa, e recheei a massa folhada com este preparado. Levei ao forno, durante cerca de 25 minutos, até a massa cozinhar, e o recheio dourar.
O resultado é muito agradável, porque a camada de doce que cobre a massa é muito cremosa e húmida. Segue-se uma camada mais crocante, pela acção das pepitas de chocolate, e o contraste entre ambas as camadas funciona muito bem.



1 comentário: