segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Salteado de Cogumelos Marron com Vinho do Porto e Arroz Jasmim com Ervilhas e Ovo




Quem está cansado de cozinhar ao pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar põe um dedo no ar! Olha eu aqui, de braço levantado e dedo esticado! :) Por estes dias de confinamento, por muito que se goste de cozinhar (e eu gosto mesmo muito, assim como de tudo o que se relaciona com o mundo da culinária e gastronomia, desde passar horas a ler livros de receitas como se fossem romances, folhear e colecionar revistas de culinária até já não haver espaço para as armazenar, ver o 24Kitchen sempre que possível, etc.!), há pouca energia para se cozinhar duas refeições por dia, preparar o pequeno-almoço e o lanche, todos os dias, sete dias por semana. Assim, tenho optado por cozinhar algumas coisas a mais, como massas ou arroz e que reutilizo, posteriormente, noutras refeições. Esta preparação facilita muito o acto de cozinhar diariamente, pois economiza tempo e poupa-me a paciência. ;)
Este salteado resulta de um arroz de ervilhas previamente cozinhado em maior quantidade ontem à noite e que me permitiu preparar rapidamente o almoço e o jantar de hoje: para o almoço, aqueci parte das sobras de arroz no micro-ondas e foi o acompanhamento de uns bifes de atum grelhados (fiz também reaproveitamento de legumes que tinha cozido ontem - hoje, salteei-os em azeite e alho e serviu de acompanhamento ao arroz e aos bifes de atum). 


Usei:

Duas chávenas de arroz jasmim cozido com ervilhas
Uma embalagem de cogumelos marron
Uma cebola pequena
Um dente de alho
Uma tira de pimento vermelho
Um ovo inteiro + uma clara de ovo
Duas colheres de sopa de azeite
Duas colheres de sopa de vinho do Porto
Uma colher de sopa de molho agridoce
Sal e pimenta preta q.b.
Coentros picados


Fiz assim:

Lavei, sequei e cortei os cogumelos em fatias. Fatiei também a cebola e laminei o alho. Aqueci o azeite numa frigideira e salteei os cogumelos, a cebola e o alho em lume alto, até os cogumelos murcharem. Adicionei o vinho do Porto, o sal e a pimenta, mexi e deixei que o vinho se evaporasse e o molho reduzisse. Adicionei as sobras de arroz, o pimento vermelho cortado em cubos e o molho agridoce. Envolvi bem e abri um espaço, no centro da frigideira, no qual coloquei o ovo e a clara. Temperei o ovo e a clara com uma pitada de sal e de pimenta e mexi o ovo até que ficasse cozinhado. Desliguei o lume, misturei o ovo com os restantes ingredientes, coloquei numa taça, polvilhei com coentros picados e servi.

Bons cozinhados, bom confinamento e fiquem em segurança!

Sem comentários:

Enviar um comentário