quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Pudim de Cacau e Chia




Há uns meses atrás, no auge da minha "luta contra o tempo" para terminar a minha tese, uma amiga que me ajudou com as formatações finais trouxe-me um miminho: uma mousse de chocolate vegan (obrigada R.!:). Apesar de a textura não me recordar a de uma mousse, mas sim a de um pudim, o sabor era muito bom, e ela garantiu-me que aquela mousse não levava nem açúcar, nem nenhuma gordura! "Que mistério!", pensei. Disse-me que a mousse tinha tâmaras. Tâmaras?! "Mas eu não gosto de tâmaras, R.!" "Descansa que não vais sentir o sabor das tâmaras", tranquilizou-me a querida R. Então fiz uma pesquisa, e cheguei a esta receita, que me inspirou para fazer esta deliciosa e leve sobremesa.

Usei:

3 colheres de sopa de sementes de chia
1 chávena de leite de amêndoa
3 colheres de sopa de cacau magro em pó
5 tâmaras
Granulado de chocolate branco

Fiz assim:

Misturei as sementes de chia com o leite de amêndoa, e deixei repousar durante duas horas, até que se formasse uma espécie de gelatina. Tirei o caroço às tâmaras, e pu-las no liquidificador, juntamente com os restantes ingredientes. Triturei tudo durante alguns minutos, até que os ingredientes se fundissem e o pudim não tivesse grumos. Coloquei o creme em ramequins (com estas quantidades, enchi três pequenos ramequins), e levei ao frigorífico. Na altura de servir, enfeitei com granulado de chocolate branco.
É uma sobremesa fresca, leve e muito saborosa.



5 comentários:

  1. Onde compraste as tâmaras? Eu fico sempre reticente ao uso delas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana,

      As tâmaras que usei nesta sobremesa foram-me oferecidas pela amiga que me "apresentou" a esta sobremesa. Mas, coincidência ou não, comprei ontem mais tâmaras, desta feita, já descaroçadas, no Jumbo. Pretendo usá-las para fazer sobremesas e batidos, como substituto do açúcar... Vamos ver como correm essas experiências! :)

      Eliminar
  2. Tem tudo para me agradar, deve ser uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  3. O aspecto é óptimo e levanta sempre a moral comer um docinho :)
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar