terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Empadão de Peixe com Acelgas e Caril




Num destes dias de preguiça entre o Natal e a Passagem de Ano, estava a ver no 24Kitchen um dos programas do Jamie Oliver, em que ele se propunha a fazer uma tarte de peixe com caril e espinafres. A ideia pareceu-me tão boa, que foi isso que cozinhei ao jantar desse mesmo dia! Fiz este prato com os ingredientes que tinha em casa, e, honestamente, não anotei a receita do Jamie, embora me recorde de o ter visto usar camarão e ovo cozido, que eu não tinha, e por isso não utilizei estes ingredientes. Registei mentalmente a ideia do prato, e voei para a cozinha! J


Usei:

2 medalhões de pescada
1 filete de salmão
Um molho de acelgas
Uma cebola
Um dente de alho
Metade de uma lata de leite de coco
Metade de uma embalagem de cogumelos de Paris frescos
caril em pó
piri-piri
sal
uma folha de louro
azeite
sumo de limão
uma embalagem de puré congelado
leite


Fiz assim:

Comecei por preparar o puré, de acordo com as instruções da embalagem (usei uma embalagem de um kilo de puré, e a quantidade de leite requerida nas instruções de preparação), e reservei. Refoguei a cebola e o alho no azeite, e juntei uma folha de louro. Quando a cebola começou a ficar translúcida, adicionei os cogumelos e as acelgas, lavadas e cortadas em juliana. Temperei de sal, e deixei cozinhar até amolecerem. Temperei com uma pitada de piri-piri e uma colher de sopa de pó de caril. Mexi para envolver as especiarias no preparado, e depois adicionei o leite de coco. Deixei cozinhar até que fervesse, e o molho engrossasse um pouco. Espremi o sumo de meio limão para cima deste preparado, e envolvi bem. Desliguei o fogão e deixei cozinhar até que parasse de borbulhar. Cortei o peixe em cubos e adicionei-os ao preparado. Coloquei esta mistura numa tarteira de ir ao forno.
Pré-aqueci o forno a 200 graus. Coloquei o puré num saco de plástico e cortei-lhe um bico numa das pontas. Fui espremendo o saco, para criar pequenas rosetas de puré em coma do caril de peixe e acelgas. Por fim, reguei com um fio de azeite, e levei ao forno durante 40 minutos, até o puré dourar.

Cá em casa adoramos!


3 comentários: