quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Creme de Cherovia com Abóbora e Especiarias





Já cheira a Natal. Afinal, ele está aí mesmo ao virar da esquina. Se é certo que a minha cabeça está  já focada na selecção dos doces para a quadra, não é menos verdade que, até lá, é necessário cuidar do estômago, de modo a que este aguente os excessos típicos da época. Para tal, sugiro a simplicidade deste creme de cherovia (também conhecida como pastinaca) com abóbora, ao qual se juntou o toque das especiarias tipicamente natalícias, o gengibre e a canela, só para lhe conferir um "cheirinho" da época. E como eu gosto desta época! E de sopa também. 

Usei:

Uma cherovia de tamanho médio, descascada e cortada em fatias
200 gr de abóbora descascada e cortada em cubos
Uma cebola
Um dente de alho
Azeite
Água
Sal, pimenta preta, canela em pó, gengibre em pó


Fiz assim:

Descasquei a cebola e o dente de alho, cortei-os em fatias, e levei a alourar no azeite, previamente aquecido numa panela. Adicionei a cherovia e a abóbora e deixei cozinhar durante dois minutos, em lume brando, Temperei com sal, e cobri os legumes com água. Assim que ferveu, contei 20 minutos. Passado este tempo, passei a sopa com a varinha mágica, até ficar muito cremosa. Reguei com um fio de azeite, e polvilhei com um pouco de pimenta preta, de canela em pó, e de gengibre em pó.
Resultou num creme extremamente aveludado, e muito saboroso. Uma sopa perfeita para combater o frio que se tem entranhado em nós nos últimos dias. Uma sopa perfeita para uma época perfeita. Ou, simplesmente, uma sopa!





4 comentários:

  1. Nunca usei cherovias mas acho que ia gostar,esse creme é bem ao meu gosto
    Desejo-te umas Festas Felizes
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, São! Votos de um Bom Natal, e de excelentes entradas em 2015!

      Eliminar
  2. Eu adoro sopa neste tempo fica um prato perfeito para aquecer o dia!

    ResponderEliminar