quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Couve Recheada com Alheira Vegetariana



Hoje está um belo dia de Outono. Está frio, mas o sol brilha, e embora seja um brilho pouco intenso, brilha o suficiente para invadir a sala,  e aquecer o coração e a casa. Gosto de dias assim, em que posso ficar a trabalhar em casa, no quentinho, a ver o sol brilhar através da janela, e a deixar-me aquecer pela sua luz.
Para o almoço, preparei uma coisa simples e rápida, com muito poucos ingredientes, mas saborosa e quente, como o sol que brilha lá fora.


Usei:

Uma grande folha de couve penca (usei de agricultura biológica)
Uma alheira vegetariana
Um fio de azeite
Salsa
Água
Sal marinho
Pimenta de Caiena


Fiz assim:

Coloquei água a ferver num jarro eléctrico. Entretanto, lavei muito bem a folha de couve, e coloquei-a, inteira, num tacho. Temperei-a com um pouco de sal marinho, e assim que a água ferveu, cobri a couve com água. Levei o tacho ao lume, e depois de levantar fervura, deixei cozer durante dois minutos. Passado este tempo, retirei o tacho do lume, e deixei que a couve repousasse lá dentro. Levei ao lume uma frigideira anti-aderente, e quando estava bem quente, nela grelhei a alheira, durante 3 minutos. Virei a alheira do outro lado, e deixei cozinhar por mais 3 minutos. Findo este processo, escorri muito bem a couve da água, e coloquei-a num prato. Abri a alheira e, com a ajuda de uma colher de sopa, separei o interior da película que a envolve. Rejeitei a película e dispus o "miolo" no centro da folha de couve. Dobrei as pontas da couve sobre o interior, obtendo, assim, um rolo. Reguei com um fio de azeite, polvilhei com um pouco de pimenta caiena e salsa picada, e servi-me. Sentei-me no sofá e comi, enquanto o sol que entrava pela janela me abraçava com os seus raios tímidos.





6 comentários:

  1. Gosto muito de alheira, vegetariana nunca comi.
    Gostei muito, muito da tua sugestão
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu gostei muito, muito, do teu comentário. Obrigada! :)
      Experimenta a alheira vegetariana. Actualmente já existe à venda nas grandes superfícies, e, na minha opinião, é bastante boa, assim como a de bacalhau, que acho que também ligaria bem com esta couve. Um beijinho!

      Eliminar
  2. Com um recheio desses nem custa comer couves :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro no Inverno ficar ao pé das janelas por onde entra o sol :) eheh
    E essa couve recheada com alheira está uma delícia :) Uma ideia simples e deliciosa mesmo para os que torcem o nariz às couves.
    Um beijinho

    ResponderEliminar