sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Bolinhos de Batata Doce e Chocolate



Tenho para mim que chocolate é sempre bom, seja de que modo for. Nos últimos dias muito se tem especulado sobre a escassez das produções de cacau, do eventual esgotamento, a curto prazo, deste ingrediente precioso. No que me diz respeito,recuso-me a acreditar nessa visão apocalíptica, nem que seja por ser simplesmente incapaz  de conceber a existência de um mundo privado de chocolate! Influenciada por este frenesim, ou não, ultimamente tenho testado receitas doces que combinam legumes e chocolate, desde bolo de beterraba com chocolate a bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Ambas as versões me convenceram, absolutamente deliciosas! Todavia, costuma dizer-se que à terceira é de vez, e esta terceira experiência de misturar legumes com chocolate foi, indubitavelmente, aquela de que mais gostei: batata doce e chocolate! Uma combinação inusitada, que vislumbrei aqui, e que soube, de imediato, que teria de experimentar. 
Resolvi fazer pequenos bolinhos, em vez de um só bolo, e adaptei a receita à quantidade de ingredientes que tinha em casa. O resultado desta experiência? Uns bolinhos incrivelmente leves, fofos, cremosos... Maravilhosos! :)

Usei:

400 gr de batata doce assada
100 gr de açúcar mascavado claro
100 gr de chocolate com 51% de cacau (usei da marca Lindt, e recomendo!)
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de óleo de côco
2 ovos

Fiz assim:

Lavei a batata doce e, sem retirar a casca, embrulhei-a em folha de alumínio, e levei a assar no forno, a 200º, durante 40 minutos, até que ficasse cozinhada. Retirei do forno, deixei arrefecer, e descasquei-a. Coloquei a batata no processador, e triturei-a até que ficasse em puré (que ficou com um tom lindo de laranja!). Depois juntei os ovos, e voltei a triturar. Entretanto, levei o chocolate a derreter, com o óleo de côco, no micro-ondas, durante 2 minutos, em temperatura média. Retirei do micro-ondas, e reservei. Adicionei ao puré de batata doce e ovos o açúcar, o fermento e a baunilha. Bati durante dois minutos, e depois acrescentei o chocolate derretido, que envolvi na mistura, recorrendo à ajuda de uma espátula. Dispus esta massa em forminhas de papel plissado, e levei a cozer em forno pré-aquecido, regulado nos 180º, durante 20 minutos. Após esse tempo, desliguei o forno, e deixei que os bolinhos repousassem lá dentro por mais 10 minutos. 

Um bom e doce fim de semana, com muito chocolate (não vá ele acabar mesmo!;) Será que vai mesmo? Oh, perhaps, perhaps, perhaps! :)





6 comentários:

  1. Que bom! :-) Fico contente por saber que experimentaste a receita e gostaste! Em bolinhos mini assim também deve ficar bem bom.

    ResponderEliminar
  2. Que combinação maravilhosa de sabores.


    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  3. Nossa esses bolinhos ficaram maravilhosos.... adoro batata doce! Receita anotada! Adorei seu blog!

    Beijos, Pri
    http://www.receitaesperta.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, Priscila! Obrigada pelo comentário.

      Eliminar