domingo, 23 de fevereiro de 2014

Quiche de Espinafres, Tomate e Queijo Brie


Ontem recuperei um hábito que perdi há alguns anos: fazer a minha própria massa para quiches e tartes salgadas! Com a facilidade proporcionada pelo acesso simplificado às massas já prontas a desenrolar que encontramos em diversos supermercados, deixei de fazer a massa, e tenho optado por usar massas de compra, que são, sem dúvida, muito práticas. Mas não sabem ao mesmo, isso também é verdade.
A receita da quiche encontra-se no livro "Quiches e Salgados", da colecção "Le Cordon Bleu", uma colecção que simplesmente adoro!
Adaptei a receita original aos ingredientes que tinha em casa: troquei as natas por natas de soja, e a cebola e cebolos por dois talos de alho francês.
Aqui fica a minha versão desta deliciosa tarte salgada:

Para a massa:

100 gr de farinha de trigo
50 gr de farinha de trigo integral
75 gr de manteiga magra
60 ml de água
Uma pitada de sal refinado
Uma colher de chá de orégãos

Para o recheio:

30 gr de manteiga magra
Dois talos de alho francês, bem lavados e cortados em rodelas finas
200 gr de espinafres congelados, já descongelados
1 ovo médio
200 ml de natas de soja para culinária
1 queijo brie (200 gr)
1 tomate maduro, cortado em fatias finas
Sal e pimenta preta moída

Fiz assim:

Para fazer a massa, coloquei todos os ingredientes no processador de cozinha, e triturei durante uns 30 segundos, até que a massa formasse uma bola. Retirei-a do copo, levei-a para uma superfície plana, polvilhada com farinha, e com ajuda de um rolo da massa untado com azeite, estendi-a. Depois forrei uma tarteira com esta massa. Piquei a massa com um garfo, e levei-a ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 10 minutos. Neste período de tempo, preparei o recheio.
Comecei por refogar, numa frigideira, o alho francês na manteiga previamente derretida, até o alho ficar translúcido e mole. Acrescentei os espinafres, e temperei com sal e pimenta. Deixei cozinhar até que os espinafres estivessem cozidos, e a mistura de ingredientes ficasse seca. Cortei o queijo em fatias finas. Com papel de cozinha, sequei as rodelas de tomate. Retirei a massa do forno, e comecei a montar o recheio: primeiro a mistura de alho francês com espinafres, depois as fatias de queijo e, por fim, as rodelas de tomate. Misturei as natas com o ovo, temperei com sal e pimenta, e verti o preparado para a tarteira, de modo a cobrir o recheio. 
Levei ao forno durante 30 minutos. Servi com uma salada de alface, rúcula e canónigos. 



3 comentários:

  1. Que delicia. Adoro quiches.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. A massa caseira faz toda a diferença!
    Lindissima e com ar apetitoso que ficou essa quiche.

    ResponderEliminar
  3. Adoro quiches!
    Que linda que ficou :) Com ingredientes fantásticos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar