domingo, 2 de março de 2014

"O" Bolo de Chocolate


A minha paixão por chocolate já foi proclamada vezes sem conta neste blog. Este meu gosto exacerbado por este ingrediente tão peculiar leva a que, sempre que penso em fazer um bolo ou uma sobremesa, a primeira imagem que me ocorre é o chocolate. Nesta tarde preguiçosa e chuvosa de domingo, estes pensamentos assolaram-me. Primeiro, o de fazer um bolo, para saborear no sofá, envolta numa manta, com uma chávena de café numa mão, um livro na outra, e as chamas intensas da lareira como pano de fundo. O segundo pensamento seguiu-se de imediato: bolo de chocolate, pois claro! 
Considero que esta é uma receita que roça a perfeição: o bolo fica muito fofo, com imenso creme de chocolate, húmido, absolutamente delicioso, e fica pronto em menos de... Dez minutos! É, ou não, perfeito?

Usei:

Uma chávena de açúcar amarelo
Uma chávena de farinha de trigo com fermento
1 pacote de chocolate em pó
Meia chávena de óleo de girassol
Meia chávena de café solúvel
Uma chávena de leite morno
4 ovos inteiros

Fiz assim:

Bati os ovos com o açúcar, até que o açúcar se dissolvesse. Juntei depois o leite (previamente aquecido no micro-ondas, durante 30 segundos, em potência média), o café previamente preparado e frio e o óleo. Adicionei o chocolate, e bati novamente, até o chocolate se incorporar na mistura. Depois envolvi a farinha, com a ajuda de uma espátula, no creme. Verti o preparado para uma tarteira em pirex, sem buraco, e sem estar untada. Levei ao micro-ondas, na potência máxima, durante 6 minutos e meio. E está pronto! Não resisto a cortar uma bela fatia, repleta de creme, enquanto o bolo está morno... Nham! :)

Pode polvilhar-se com canela, cacau, ou açúcar em pó. Já experimentei todas as versões, e fica muito bem com qualquer uma das combinações. Hoje optei pelo açúcar em pó. Uma vez mais, não fiquei desiludida! 

Há chuva, há lareira, há manta, há bolo de chocolate... 

Bom domingo!








2 comentários:

  1. Um bolo de chocolate salva seempre um fim de semana! Esse pelo aspeto parece perfeito!

    ResponderEliminar