domingo, 16 de junho de 2013

Pão de Azeitonas com Orégãos



Recentemente descobri o programa televisivo e as delícias da Lorraine Pascale, e fiquei viciada na simplicidade e rapidez de execução das receitas que ela propõe. Este pão foi inspirado na sua receita de "Pão com Azeitonas e Alecrim", mas como não sou grande fã de trincar alecrim, resolvi trocá-lo por orégãos, e foi uma aposta ganha! O pão ficou delicioso, e foi servido acompanhado por fatias de queijo de cabra, nozes, ameixas secas e um pratinho de azeite salpicado com vinagre balsâmico. 
Como não necessita de levedar, este pão prepara-se em cerca de 40 minutos, é muito rápido, e bem simples de fazer, tal como eu gosto. :)

Usei:

450g de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de orégãos secos
200 ml de água morna
60g de azeitonas pretas sem caroço, cortadas em rodelas

Fiz assim:

Numa tigela, misturei a farinha, o sal, o azeite e os orégãos. Abri um buraco no centro e verti a água para lá para dentro. Mexi com uma colher de pau, e coloquei a mistura numa tábua polvilhada com farinha. Amassei até formar uma bola de massa. Nessa altura, "achatei" a massa, e coloquei no meio as azeitonas, picadas grosseiramente, e os orégãos. Juntei as bordas da massa, e voltei a formar uma bola de modo a prender as azeitonas no interior.
Com o cabo de uma colher de pau, fiz quatro cruzes no pão, de modo a "achatar" a massa. Este pão não necessita de levedar, pelo que de seguida levei-o ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 35 minutos,  até que começasse a ficar dourado.

2 comentários: