quinta-feira, 23 de maio de 2013

Doce de Colher em Três Camadas



Este é um doce "expresso" que raramente falta nas reuniões e festas da minha família, é uma espécie de tradição nossa, especialmente durante a Primavera e Verão, uma vez que é uma sobremesa que se degusta bem fresquinha, e que por essa razão sabe melhor nas épocas do ano em que o tempo é mais ameno.
É uma sobremesa muito simples, que resulta da combinação de três componentes banais: mousse de chocolate, pudim do género "Boca Doce", e chantilly. Fácil, fácil! :)
Resulta melhor quando substituímos a mousse instantânea pela versão caseira, assim como sabe melhor quando o pudim instantâneo dá lugar a um leite-creme de baunilha, mas como referi, esta é a versão "expresso", e aqui o modo como a confeccionamos.

Usei:

1 pacote de bolachas "Oreo", com cobertura de chocolate
1 pacote de mousse de chocolate instantânea
1 pacote de pudim do género "Boca Doce", sabor a baunilha (mas pode substituir-se por qualquer outro sabor)
1 pacote de natas para bater
Morangos
Granulado de chocolate
Leite
Açúcar


Fiz assim:

No liquidificador, triturei as bolachas de forma grosseira, para que se sentisse a sua textura. Coloquei uma parte da bolacha ralada no fundo de uma taça grande. De seguida, preparei a mousse de chocolate, consoante as instruções da embalagem, e com a mousse, cobri as bolachas que repousavam no fundo da taça. Levei a taça ao congelador, enquanto confeccionava o pudim de baunilha, com leite e açúcar, de acordo com as quantidades sugeridas nas instruções de preparação do produto. Quando o pudim ficou pronto, retirei a taça do congelador, cobri a mousse com mais uma cama de bolacha, e fiz mais uma camada, desta feita, com o pudim. Deixei arrefecer o pudim, e repeti a operação, espalhando mais uma porção de bolacha triturada por cima do pudim. Bati as natas em chantilly, e espalhei-o por cima da bolacha, criando, assim, mais uma camada. Por fim, enfeitei com morangos e granulado de chocolate. 
E está pronto! Aconselho a manter o doce no frigorífico até ao momento em que for servido.

Bom apetite!



6 comentários: