segunda-feira, 18 de março de 2013

Queques vegan de cacau e chocolate


Normalmente, sou muito indisciplinada, e como o que gosto e me apetece, mas também tenho os meus momentos de alguma preocupação com a alimentação. Por sorte (ou talvez não...), gosto muito de algumas coisas realmente saudáveis: adoro sopas, adoro saladas, assim como quase todo o tipo de legumes. A minha perdição são mesmo os doces, especialmente o chocolate (em qualquer forma: em barra, em mousses, bolos, bolachas, em bebidas... não sou esquisita!;) e os ovos, especialmente ovos mexidos, omeletes, e doces carregados de gemas, como, por exemplo, os doces conventuais. 
Ora se em relação ao excesso de açúcar associado aos doces consigo (acho eu!:) controlar a coisa, já no que respeita ao chocolate nada há a fazer: como chocolate quase todos os dias! :)
E o que fazer em relação aos ovos? Comecei a testar algumas receitas de bolos, bolinhos e bolachinhas sem ovos, na tentativa de dar tréguas ao colesterol. Esta receita passou no teste, e com distinção! :)


Usei:


150 gr de farinha com fermento
50 gr de farinha integral
150 gr de açúcar mascavado claro
100 gr de pepitas de chocolate negro
250 ml de leite de soja natural
50 ml de óleo de girassol
3 colheres de sopa de cacau magro em pó
1 colher de chá de fermento

Numa taça, misturam-se os ingredientes secos. Junta-se, aos poucos, o leite de soja e o óleo, e mistura-se bem com uma vara de arames, ou uma colher de pau. Enchem-se forminhas de papel plissado com o preparado, que se colocam em formas de alumínio, ou de silicone, próprias para queques, e leva-se os queques ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos.

São deliciosos! Sabem intensamente a chocolate, e sente-se, quando se comem ainda mornos, o chocolate a derreter-se na boca. J

6 comentários:

  1. Adorei este queques e por cá fiquei.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Esses queques estão com uma aparência fantástica, ou não fosse eu também uma amante incondicional de chocolate e tal como você, como chocolate todos os dias, se possível mais do que uma vez ! ;-)

    Gostei imenso do seu cantinho !
    Um beijinho*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Muito obrigada!
      Nestes últimos dias comi chocolate mais do que uma vez por dia... Foi impossível resistir. ;)
      Beijinhos!

      Eliminar