sexta-feira, 8 de março de 2013

Fatias douradas com chocolate


O fim de semana está a chegar, e começo já a pensar no tempo que posso dedicar àquela que refeição que, nos últimos anos, aprendi a apreciar, e que acabou por se tornar na minha favorita: o pequeno-almoço! Durante anos e anos, nos tempos de criança e de adolescente, o pequeno-almoço era aquela refeição que saltava. Acordava sempre sem fome, e aguentava-me perfeitamente toda a manhã apenas com um iogurte líquido, ou um copo de leite (frio, muito frio, mesmo no Inverno; não gosto de leite de vaca, e apenas conseguia bebê-lo acabado de sair do frigorífico e com muitooooo chocolate!). Nessa altura, sempre que ficava alojada em algum hotel, olhava estupefacta para as pessoas que, à minha volta, eram capazes de comer ovos mexidos, tomate assado, pão, bolo, croissants ou salada de fruta, logo pela manhã e com apetite, enquanto eu lutava para me obrigar a ingerir um iogurte ou uns cereais. Hoje em dia, eu sou uma dessas pessoas capazes de comer o mundo ao pequeno-almoço, e adoro poder  gastar tempo a prepará-lo com calma, aos fins de semana. :)

Aqui fica uma sugestão deliciosa para um pequeno-almoço maravilhoso, cuja inspiração retirei do livro "O Meu Livro do Chocolate", pp. 89-91. 

Bom fim de semana!

Usei (para duas pessoas):

4 fatias de pão brioche
1 ovo 
50 gr de chocolate para culinária
2 colheres de sopa de leite de soja natural
1/2 colher de café de essência de baunilha
1/2 colher de café de canela em pó
Manteiga
Açúcar em pó

Fiz assim:

Comecei por partir o chocolate em quadrados, juntei-lhe uma colher de chá de água e levei ao micro-ondas, a temperatura média, até que o chocolate derretesse (convém ir vigiando, e mexer algumas vezes, para o chocolate não queimar). Barrei as fatias de brioche com o chocolate e uni-as em pares. Misturei o leite com o ovo, a baunilha e a canela, e pincelei as sandes de brioche e chocolate com a mistura, até que ficassem bem embebidas. Entretanto, derreti a manteiga numa frigideira, em lume brando, para evitar que queimasse, e fritei as sandes, até dourarem (demora cerca de 2 minutos de cada lado). Cortei as fatias douradas em metades, polvilhei com o açúcar em pó e um pouco mais de canela, e mergulhei nas delícias de pequeno-almoço! :)



2 comentários:

  1. Respostas
    1. É delicioso, Luísa! Hoje até comprei pão brioche fatiado para repetir a receita neste fim de semana! :)

      Eliminar