sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Muffins de Maçã e Banana com Especiarias





Mais uma adaptação de uma receita do livro da Nigella Lawson “Prazeres Divinos - Comida Reconfortante Feita no seu Forno”. A versão original apenas engloba bananas, mas como tinha também uma maçã muito madura, adicionei-a à massa, e resultou muito bem.
Estes muffins ficam muito leves e fofos, são pouco doces, porque não levam açúcar, apenas mel. Resolvi substituir uma parte da farinha por farinha integral, e como incorporam na sua composição a fruta, acho que posso afirmar que são um docinho saudável… J

Para 6 queques, usei:

1 banana madura
1 maçã
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mel
100 gr de farinha com fermento
50 gr de farinha integral
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de mistura de especiarias moídas para pão (cravinho, gengibre, sementes de coentros, noz moscada)

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º. Derreti a manteiga no micro-ondas. Dissolvi o mel na manteiga, e juntei-lhe a essência de baunilha, e deixei arrefecer. Entretanto, triturei, no robot de cozinha, a banana e a maçã descascadas, e adicionei-lhes os ingredientes líquidos. De seguida, juntei as farinhas, a que havia adicionado o bicarbonato, a canela e a mistura de especiarias. Misturei bem, com uma colher de pau. Depois, coloquei colheradas do preparado em formas de silicone para queques, e levei ao forno, durante 20 minutos. 

Bom fim de semana!

10 comentários: