domingo, 6 de janeiro de 2013

Creme de Abóbora-bolina com Espargos Verdes


E chegamos a 2013! Bem sei que hoje já é o sexto dia de Janeiro, e que já deveria ter desejado a todos os visitantes deste cantinho um excelente ano. Mas a quadra natalícia, no meu seio familiar, estende-se até ao Dia de Reis, e entre os compromissos laborais, os doces e a azáfama de programar as festas e todos os pratos, os (re)encontros com os amigos e familiares que vivem longe, e as visitas aos amigos, o tempo tem voado, e só hoje me foi permitido algum descanso, e, consequentemente, uma actualização do blog. 
Como em tantas outras casas, também na minha os doces têm sido figura de destaque, e eu, uma grande amante de doces, dei por mim enjoada de tanta doçaria, e a desejar coisas mais saudáveis. Por isso, e a jeito de resolução a pôr em prática neste novo ano, ontem fui ao mercado biológico, e comprei uma imensidão de frutas e legumes, que pretendo que sejam os protagonistas das próximas refeições. Ir ao mercado biológico é um hábito semanal que tenho há alguns anos e que pretendo manter, mas o meu objectivo para este ano passa por consumir (ainda mais!) legumes e frutas. E nada como começar com uma deliciosa sopinha!

Usei:

2 fatias de abóbora bolina
1 cebola
2 dentes de alho
1 curgete pequena e descascada
Espargos verdes
Sal e azeite
Água

Fiz assim:

Lavei os espargos, e cortei-os em fatias. Cozi-os em água fervente e sal, até ficarem mais tenros (cerca de 5m). Escorri e reservei. Refoguei a cebola e um dos dentes de alho em azeite, adicionei a abóbora e a curgete fatiadas e descascadas, temperei de sal, cobri os legumes com água a ferver, e deixei cozinhar durante 20m, numa panela tapada. Reduzi estes legumes a puré, com a ajuda da varinha mágica. Salteei os espargos num pouco de azeite e um dente de alho picado, e juntei-os ao creme. Servi com um fio de azeite. 


FELIZ 2013!!

1 comentário: