quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pão de Cereais e Sementes




Gosto de fazer pão em casa. Gosto do cheiro que invade a cozinha enquanto o pão coze no forno, gosto de vê-lo levedar e dobrar o tamanho inicial, de controlar o teor de sal que nele coloco, e de adicionar-lhe ingredientes ao meu gosto, de modo a variar a sua textura e sabor.

Hoje o dia está muito cinzento, e a chuva não pára de cair, o que me faz ter sempre (ainda mais!:) vontade de ligar o forno para aquecer a casa e o coração. E assim aconteceu: fiz este pão de cereais com sementes, que ficou muito saboroso!

Usei:

250 gr de preparado de farinha para pão de sementes de girassol
150 gr de farinha integral
100 gr de farinha branca com fermento
½ colher de café de sal
2 colheres de sopa de sementes de papoila
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
Sementes de abóbora para enfeitar

Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 50º. No jarro eléctrico, aqueci 350 ml de água. Numa tigela, misturei as farinhas com as sementes e o sal. Adicionei a água morna, e com a batedeira na velocidade máxima, liguei todos os ingredientes, batendo durante 5 minutos. Desliguei o forno, e coloquei lá dentro a tigela com a massa, para que esta levedasse, durante 30 minutos. Quando este tempo se esgotou, retirei a taça do forno, e aumentei a temperatura para 230º. Inseri a massa numa forma de bolo inglês, previamente pincelada com azeite, desliguei novamente o forno, e voltei a colocar a massa a levedar dentro do forno, desta feita, por mais 40 minutos. Findo este tempo, retirei a forma, liguei o forno a 200º, com a ventoinha ligada. Coloquei lá dentro uma tigela com o fundo coberto de água quente, para ajudar a tornar o pão mais húmido. Enfeitei o pão com algumas sementes de abóbora que tinham ficado de uma abóbora que se transformou em chutney, levei novamente ao forno, e deixei que o pão cozesse durante 50 minutos.

Agora é só barrá-lo com manteiga, e comê-lo durante a tarde de trabalho. :)

2 comentários: