sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Scones de Iogurte e Leite de Côco



Chegou o Outono, a minha estação do ano favorita. Adoro as cores que marcam esta época: os castanhos, os vermelhos e os dourados que pintam as folhas que se vão soltando das árvores. Maravilho-me com a cor vibrante das abóboras, dos marmelos, das romãs e dos dióspiros, e delicio-me com a marmelada, a geleia de marmelo, o doce de abóbora, e as castanhas. Encantam-me os passeios nas praias semi-desertas, e sentir o cheiro a maresia. Vibro com as caminhadas entre as folhas que se amontoam nas ruas e parques. Fazer as folhas estalar sob os nossos passos é uma brincadeira que repito anualmente, desde criança!
Por cá, o frio ainda não chegou em força, mas já se vai sentindo, especialmente de manhã, e ao início da noite. E isso dá-me uma tremenda vontade de beber um chá bem quentinho. Fi-lo no passado domingo, bem outonal e chuvoso, com uns scones de iogurte e côco a acompanhar, depois de uma breve passagem por um café envidraçado, em cima da praia, no qual pude contemplar a chuva a cair, enquanto lia o jornal e bebia um chocolate quente. Perfeito!

A inspiração para os scones de iogurte veio daqui: http://paracozinhar.blogspot.pt/2009/11/scones-de-iogurte.html. Habitualmente, altero sempre as receitas que quero reproduzir, e esta não foi excepção: saíram uns delicados scones de iogurte com leite de côco!

Usei:

1 chávena e meia de farinha com fermento
1/2 chávena de côco ralado
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de manteiga derretida
2 colheres de sopa de leite de côco
1 iogurte de côco

Fiz assim:

Comecei por pré-aquecer o forno, a 180º. Depois, foi tempo de amolecer a manteiga, com a preciosa e rápida ajuda prestada pelo micro-ondas. Juntei à manteiga os restantes ingredientes, e mexi muito bem, com a ajuda de uma colher de pau. Coloquei um tapete de silicone no fundo de um tabuleiro, e nele dispus pequenas colheradas de massa, deixando um espaço livre entre elas, de modo a que os scones não ficassem "colados" uns nos outros. Polvilhei alguns dos scones com um pouco de canela em pó. Levei ao forno, durante 15 minutos, e comi-os bem quentinhos, com uma chávena de chá a fumegar. 

Desejo a todas e todos um Outono muito feliz! :)




1 comentário: