terça-feira, 17 de abril de 2012

Lombos de Pescada Gratinados com Espinafres



No que à chuva e aos dias cinzentos concerne, o Inverno passou quase despercebido. Já a Primavera se tem pautado por dias chuvosos e frios, em que apetece ligar o forno para aquecer a cozinha e a alma. E este foi o mote para uns reconfortantes lombinhos de pescada gratinados.


Usei
:


4 lombos de pescada
1 embalagem de 500 gr de espinafres congelados
6 batatas médias
1 cebola
2 dentes de alho
Sumo de meio limão
Azeite
Sal, Pimenta, Alho em pó e Noz Moscada
Sal aromatizado com especiarias para peixe
1 embalagem de 250ml de molho béchamel
Broa de milho


Fiz
assim:


Deixei que os lombos de pescada descongelassem, à temperatura ambiente, durante a noite. Enxuguei-os com papel de cozinha, e temperei-os com o sal aromatizado, um pouco de pimenta preta e alho em pó. Reservei. Liguei o forno a 200º. Coloquei água a ferver no jarro eléctrico, enquanto lavava bem as batatas, e as cortava em rodelas não muito espessas. Levei-as a cozer,durante 5 minutos, com a água a ferver e uma pitada de sal. Entretanto, aqueci um pouco de azeite numa frigideira, e juntei os espinafres. Temperei de sal, alho em pó, um dente de alho picado, uma pitada de noz moscada, e um pouco de sumo de limão. Deixei cozinhar até os espinafres amolecerem, mexendo de vez em quando. Escorri as batatas, e coloquei-as num tabuleiro pincelado com azeite e com o fundo coberto de gomos de cebola e alho. Adicionei os espinafres, espalhando-os por cima das batatas. Juntei os lombinhos de pescada, reguei com um fio de azeite, e cobri com o béchamel. Esfarelei um pouco de miolo de broa por cima, e levei ao forno, a 180º, função ventoinha, durante 25 minutos.
Muito simples, de confecção rápida (cerca de 40 minutos, no total!), e repleto de sabor!

2 comentários:

  1. Realmente parece que tivémos Primavera em Fevereiro e que o Inverno agora é que chegou, por aqui tem estado sempre a chover e bastante frio!
    A tua sugestão é bem aconchegante para estes dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá pela zona tem sido igual, chuva e frio q.b.! Voltaram os aquecedores, as mantas, os assados, os gratinados, a lareira, os chás fumegantes, as pantufas... E tem sabido muito bem! Senti falta deste aconchego durante o Inverno.

      Eliminar