sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Papas de Aveia, Quinoa e Frutos Secos



Eu sou fã do Jamie Oliver há cerca de 10 anos. Desde que assisti aos primeiros programas de culinária dele que me deixei contagiar pelas boas vibrações que ele transmite enquanto cozinha. Não gosto de tudo o que ele faz, mas, passados todos estes anos, continuo a ser fã. No meu aniversário recebi mais um livro dele para juntar à minha colecção: o último, "Receitas Saudáveis". Estou a gostar muito do livro, é muito diferente de todos os outros livros dele. 
Uma das receitas que já experimentei, e que tenho repetido no pequeno-almoço dos últimos dias, é a destas "papas de aveia proteicas", como o Jamie lhes chama. São uma delícia, e cheias de coisas boas! 

Usei:
(adaptado de "Receitas Saudáveis", de Jamie Oliver, p. 36).

400 gr de flocos de aveia integrais finos
100 gr de sementes de linhaça
150 gr de frutos secos (usei nozes, nozes da amazónia, e amêndoas)
50 gr de quinoa
2 colheres de sopa de gérmen de trigo (o Jamie sugere o uso de extracto de malte; como não tinha este ingrediente, usei gérmen de trigo, para substituir; ele sugere também que se junte extracto de baunilha à mistura. Eu não tenho, por isso não usei, e não sinto falta.)


Fiz assim:

Coloquei todos os ingredientes num processador de cozinha, e triturei-os, até obter um pó fino. Guardei o preparado em dois frascos, e fechei-os bem. De manhã, basta colocar 50 gr desta mistura num pequeno tacho, juntar o triplo de água, leite ou bebida vegetal à escolha (eu costumo usar bebida de amêndoa, de arroz ou de soja), e cozinhar em lume médio, mexendo de vez em quando, até engrossar e atingir a consistência pretendida. Depois, é só adicionar os nossos sabores preferidos e degustar! 
No dia em que tirei esta foto, usei para o topping das papas um kiwi pequeno (eu não gosto de kiwi!! Ando a tentar educar o paladar e a habituar-me ao sabor, porque é um fruto muito nutritivo; mas continuo a não gostar, eheheheh! :), bagas goji, uvas passas (o mesmo gosto que nutro em relação ao kiwi: não gosto! Mas forço-me a ir tentando comer. Encontrei uma marca que tem passas bem pequenas e estaladiças, e assim até nem é tão mau. ;), canela em pó e uma colher de chá de xarope de agave. Mas há dias em que o topping é de morangos ou framboesas, nozes e sementes de chia, amêndoas, maçã, canela e mel, ou aveia tostada com côco ralado e mirtilos, E é sempre tão bom! Estou mesmo fã desta mistura para pequeno-almoço. 
Obrigada, Jamie! 



2 comentários:

  1. Umas papas de Aveia bem ricas! Devem ter ficado mesmo boas :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  2. Também gosto muito do Jamie :)
    As receitas são simples e normalmente boas!
    Essas papas estão com um aspecto delicioso :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar