domingo, 25 de outubro de 2015

Biscoitos de Grão com Amendoim e "Nutella"




Na semana passada vi estes biscoitos, na página de Facebook do blog "Ratatui dos Pobres". O seu aspecto irresistível captou, desde logo, a minha atenção. Decidi, naquele momento, que aquele seria o docinho a fazer no fim de semana. Hoje acordei determinada a cumprir esse desejo. Todavia, quando abri o frigorífico para de lá retirar o frasco da manteiga de amendoim e o grão que havia cozido ontem, encontrei um frasco de creme de cacau e avelãs, muito semelhante à Nutella, mas de uma marca branca. Dos 750 gr deste creme, sobravam agora cerca de 150. Não pensei duas vezes: em vez de cortar quadrados de chocolate negro em pequenos pedaços, para se assimilarem às pepitas que a receita original requeria, incorporaria aquele creme de chocolate e avelãs na massa! 
E assim fiz. O resultado? Uns biscoitos crocantes por fora, mas macios e húmidos por dentro. O sabor a cacau e avelã é intenso, embora também se sinta o aroma do amendoim. Do grão é que não se sente nenhum sabor. Gostamos muito, e será, sem dúvida, uma receita para repetir!

Usei:

370 gr de grão de bico cozido e bem escorrido
200 gr de manteiga de amendoim
150 gr de creme de cacau e avelãs
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 colher de sopa de geleia de espelta


Fiz assim:

Pré-aqueci o forno a 180º. Triturei o grão no processador de cozinha, até obter uma pasta cremosa. Adicionei os restantes ingredientes, e voltei a triturar, até que todos os ingredientes se misturassem. Moldei pequenas bolinhas com a massa obtida, e coloquei-as em tabuleiros de forno forrados com papel vegetal. Com estas quantidades, obtive bolinhas suficientes para ocupar dois tabuleiros. Levei ao forno, que reduzi para os 150º, com a função ventoinha ligada, e deixei que assassem durante 15 minutos. Entretanto, fiz uma cafeteira de café que, em conjunto com estes bolinhos, está a fazer-nos companhia no sofá, enquanto seguimos os jogos de futebol deste domingo. :)

Bom domingo!





7 comentários:

  1. Uma combinação que nunca tinha visto, bastante original e aposto que delicioso! :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é delicioso! Já era fã da tarte de grão, mas nunca tinha experimentado o grão noutros doces. Mas esta experiência correu bem. :)

      Eliminar
  2. Parece bom! Uma combinação improvável que de certeza que resulta!

    ResponderEliminar
  3. Ficaram tãoooo bonitos :)...
    Adorei a versão!!!
    E o grão dá uma humidade fantástica aos bolinhos né?
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei bastante do resultado final, mas ainda hei-de experimentar a tua receita... Aquelas pepitas de chocolate a derreter escondidas no meio do amarelo dourado do grão deixaram-me mesmo com vontade de fazê-lo! :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Uns biscoitos bem originais!
    Nunca tinha visto biscoitos com grão!
    Mas têm todo o aspecto de serem óptimos.
    Terei que experimentar :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar