quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Tortilha de Curgete com Pimentos e Queijo de Cabra





Estamos nos últimos dias de Verão, e à porta está a minha estação do ano favorita, o Outono. A chuva que cai desde 3f e as temperaturas baixas que se fazem sentir dão início ao surgimento das primeiras memórias de Outonos passados que, para mim, são tão doces: as diversas cores das folhas que forram as árvores, as castanhas assadas, o doce de abóbora, os filmes de domingo à tarde, acompanhados de chá quente e uma fatia de bolo. Tão bom!
Mas ainda é Verão (embora não pareça nada...), e esta tortilha foi feita com ingredientes da época, vindos do quintal da mãe: curgete e pimentos.


Usei:

4 ovos caseiros
1 curgete média
meio pimento vermelho previamente assado (usei metade que tinha de sobra de outra refeição)
4 rodelas de queijo de cabra
meia pacote de natas de soja pequeno
azeite
um grande dente de alho
sal e pimenta preta
orégãos


Fiz assim:

Descasquei o alho, piquei-o e alourei-o numa frigideira de cerâmica, revestida com um fio de azeite. Entretanto lavei as curgete e cortei-a em fatias finas. Juntei ao refogado de alho, temperei de sal e pimenta, e deixei cozinhar até que a curgete amolecesse e ficasse quase translúcida. Enquanto a curgete cozinhava bati os ovos com as natas e temperei esta mistura com sal e pimenta. Acrescentei o pimento à curgete, e cobri com a mistura de ovos e natas. Juntei as rodelas de queijo de cabra e polvilhei com orégãos. Quando os ovos começaram a borbulhar tapei a frigideira com uma tampa de vidro e deixei cozinhar, em lume brando, até que os solidificassem e o queijo derretesse. 
Servi com arroz thai de açafrão, cardamomo e cravinho, e uma salada de tomate (os tomates também vieram do quintal da mãe, biológicos e muito saborosos!) e orégãos de Aljezur, que são os mais perfumados que conheço. :)







2 comentários: