sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Scones de Côco e Lima



Fevereiro tem sido um mês particularmente chuvoso, frio e cinzento. Sei que isso faz confusão a muitas pessoas, mas eu gosto do tempo assim. E gosto ainda mais quando posso passar os dias chuvosos em casa, com a lareira acesa, uma manta no colo, uma chávena de chá numa mão, e na outra, uma fatia de bolo, uns biscoitos, ou uns scones quentinhos. 
Há dias em que tenho a sorte de poder trabalhar a partir de casa, e hoje foi um desses dias. Um dia chuvoso, cinzento, típico do Inverno. Tipicamente ao meu gosto. Um dia que pedia um bolinho para acompanhar o chá que preparei para o dia de trabalho. E quando a fome começou a apertar, na hora do lanche, dirigi-me à cozinha, aproveitando a possibilidade de fazer um lanche "de fim de semana", daqueles que implicam fazer um doce, pão ou umas bolachinhas caseiras, mas numa sexta-feira. Optei por fazer uns scones aromatizados com côco e lima. E pensei para mim que a compota de citrinos que me havia sido oferecida ligaria perfeitamente com estes scones. Não me enganei. Foi um remate perfeito para um dia de trabalho perfeito!

Já publiquei aqui a receita base para os scones que costumo fazer. Parece-me uma boa ideia para o pequeno-almoço ou lanche neste fim de semana, que se adivinha, uma vez mais, de frio e chuva intensa.


Para os scones de hoje, usei:

200 gr desta mistura para scones (preparada por mim, e que costumo ter sempre armazenada num frasco, pronta a usar!)
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (usei como substituto de 1 ovo, porque não tinha ovos em casa!:)
3 colheres de sopa de água a ferver
Meia chávena de leite de soja
1 colher de sopa de creme de soja para barrar
Raspa e sumo de meia lima
Meia chávena de côco ralado
Manteiga e compota para barrar os scones


Fiz assim:


Pré-aqueci o forno a 200º. Adicionei à mistura caseira pré-preparada para scones uma colher de sopa de creme de soja para barrar, meia chávena de leite de soja, a raspa de lima, o côco ralado e o sumo de lima. Misturei a linhaça com a água quente, e incorporei na mistura. Mexi rapidamente com uma colher de pau, até que a massa ficasse homogénea. Dispus colheradas de massa numa folha de papel vegetal que cobria um tabuleiro de ir ao forno, e deixar os scones a cozinhar no forno durante 15 minutos. Retirei-os do forno, e comi-os barrados com manteiga e compota de citrinos, enquanto revia alguns vídeos de um concerto mágico a que assisti, precisamente, há um atrás. Que fim de tarde maravilhoso! 




Bom fim de semana!



3 comentários:

  1. Não gosto de côco, mas scone e lima é uma combinação tentadora!
    Quanto à música... não podia ser melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem ias sentir o côco... O senhor cá de casa não deu por nada. ;)

      Eliminar