quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cupcakes de Tangerina


O Tiago vem a caminho! E para assinalar a proximidade da sua chegada, organizei um babyshower, para o Tiago e a sua doce mamã, uma querida amiga de longa data. Tratando-se da chegada de um rapaz, a escolha para a decoração dos cupcakes recaiu sobre o azul-bébé.

Usei:

Uma  chávena e meia de açúcar amarelo
1 chávena de farinha de trigo com fermento
1 chávena de farinha de trigo integral
¾ de uma chávena de óleo de girassol
5 tangerinas pequenas, inteiras e com casca
4 ovos

uma pitada de gengibre em pó


Fiz assim:

Lavei e sequei as tangerinas, e triturei-as no meu processador, até ficarem bem desfeitas, numa espécie de pasta. Juntei-lhes o óleo e os ovos, e voltei a triturar. De seguida, foi a vez de incorporar o açúcar, e triturei até obter um creme. Misturei as farinhas com o gengibre, e envolvi no creme, com uma espátula, sem bater, até obter uma mistura homogénea. 

Dispus colheradas de massa em forminhas de papel plissado (em tons de azul-bébé, claro!:), até encher 2/3 de cada forma. Coloquei as formas num tabuleiro, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos. Depois de prontos, deixei os queques arrefecerem, enquanto preparava a cobertura. 


Cobertura:
Queijo creme natural
Açúcar em pó
Iogurte grego natural açucarado
Aroma de baunilha
Açúcar granulado azul-bébé
Flores de açúcar azul-bébé

Misturei 3 colheres de sopa de queijo creme com 3 colheres de sopa de iogurte grego natural, uma colher de chá de açúcar em pó, e uma colher de café de aroma de baunilha. Mexi com uma vara de arames, até a mistura ficar homogénea, e sem grumos. Depois cobri os queques com uma colherada generosa desta mistura, e enfeitei com uma flor de açúcar e açúcar colorido.

Ficaram bastante saborosos e frescos, a tangerina combina muito bem com o gengibre e a cobertura cremosa de queijo e iogurte. 

6 comentários: