terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Creme de Batata-doce e Cenoura com Especiarias



Chega o Inverno, o tempo frio, e eu não largo as sopas. Apesar de consumir sopa, de modo muito regular, ao longo do ano, é nesta época que o seu aconchego fumegante mais me proporciona prazer.
O segredo desta sopa reside no aroma que as especiarias lhe conferem. Ainda esta semana, em conversa com uma amiga, ela me dizia que não aprecia grandes temperos na comida, gosta de sentir o sabor dos alimentos, e que prefere temperar, na maioria dos casos, os seus pratos apenas com sal, sobretudo carne e peixe grelhado. Se no peixe grelhado estamos de acordo, nas demais iguarias discordo totalmente. Adoro temperar os meus pratos com especiarias e ervas aromáticas! Sendo assim, concordamos, alegremente, em discordar, e claro, amigas na mesma! :)



Usei:

2 batatas-doces médias, de polpa laranja
2 cenouras médias
1 talo de alho francês
1 dente de alho
Azeite q.b.
Água q.b.
Sal marinho e pimenta preta moída q.b. 
Noz-moscada e cominhos moídos q.b
Coentros picados
Iogurte grego natural (não açucarado)


Fiz assim:

Comecei por descascar, lavar e cortar em rodelas finas as batatas e a cenoura. Cortei o alho francês em fatias, e lavei-as muito bem, para retirar eventuais resíduos de terra. Cobri o fundo de uma panela com azeite, levei ao lume, juntei a batata, a cenoura e o alho francês, e deixei refogar durante 5 minutos, em brando. Adicionei o dente de alho picado, temperei de sal, e cobri os legumes com água, previamente fervida no jarro eléctrico, uma técnica que me permite reduzir o tempo de cozedura dos legumes.
Depois de os legumes estarem bem tenros, triturei a sopa com a varinha mágica. Temperei com uma pitada de pimenta preta, outra de noz-moscada e um pouco de cominhos.
Na altura de servir, juntei em cada tigela, uma colher de sopa de iogurte grego natural não açucarado, coentros frescos picados, e um pouco mais de noz-moscada e cominhos em pó.

Esta sopa revela uma certa doçura, por via das cenouras e da batata-doce, mas que é “cortada” pelo sabor pungente das especiarias, e pela acidez do iogurte. Nós adoramos, e certamente irei repeti-la.



13 comentários:

  1. Esta sopinha tem tudo para me convencer! Também adoro usar especiarias, e nas sopas dá logo um toque completamente diferente. É ótimo para variar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, as especiarias, nas sopas, primam pela diferença!

      Eliminar
    2. Experimentámos a receita e adorámos!!! :-)

      Eliminar
    3. Que bom!!! Fico muito contente que tenham testado a receita, e que tenham gostado! Obrigada por partilhares a experiência comigo. :)

      Eliminar
  2. Nunca fiz sopa com batata doce, mas gostei da ideia. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, aconselho vivamente a experimentar batata-doce nas sopas, ficam extremamente cremosas e aveludadas!

      Eliminar
  3. PARABÉNS!

    Uma sopinha deliciosa. Adoro a combinação de sabores. :)

    Beijitos*

    ResponderEliminar
  4. Boa sugestão para aquecer estes dias frios e húmidos.
    O iogurte faz a diferença, embora eu costume usar neste tipo de sopa natas ácidas (sourcream).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que fique óptimo. Nunca provei natas ácidas, mas gostava muito de experimentar. Infelizmente, nunca encontrei à venda...

      Eliminar
  5. Boa sugestão para aquecer estes dias frios e húmidos.
    O iogurte faz a diferença, embora eu costume usar neste tipo de sopa natas ácidas (sourcream).

    ResponderEliminar