sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bolinhos Fritos de Cenoura


Bem sei que, por esta altura, já tivemos a nossa quota parte de doces para uns tempos. Mas a tradição manda que, na nossa família, se celebre a Noite de Reis como se fosse novamente Natal. A família junta-se toda, cada um compra um presente simbólico que sorteamos depois do jantar, e voltamos a ter à mesa o bacalhau, a aletria, o leite-creme, o bolo-rei, o pão-de-ló, os frutos secos, e outras iguarias alusivas à época. 
Costumo preparar estes bolinhos de cenoura para o Natal, mas neste último Natal não tive tempo para fazê-los; por essa razão, não faltarão na mesa do próximo domingo! São uma espécie de sonhos, embora não cresçam tanto como os sonhos. Ainda assim, garanto que são irresistíveis! :)

Usei:

250 gr de cenouras descascadas e cozidas 
2 ovos grandes
100 gr de açúcar amarelo
150 gr de farinha de trigo com fermento
150 gr de farinha de trigo integral
Raspa e sumo de uma laranja grande
Mistura de açúcar e canela para polvilhar
Óleo de girassol, para fritar

Fiz assim:

Depois de as cenouras estarem cozidas, reduzi-as a puré, com a ajuda de um utensílio próprio para o efeito, um esmagador de batatas, mas também pode ser feito com a varinha mágica, ou no robot de cozinha. Deixei o puré a escorrer, dentro de um pano, até arrefecer completamente. Quando já estava frio, juntei-lhe o açúcar, as farinhas, a raspa e o sumo da laranja e as gemas de ovo. Misturei bem todos os ingredientes, com uma colher de pau, até que ficassem bem ligados. Bati as claras de ovo em castelo, e envolvi na mistura. 
Cubri 1/3 da frigideira com óleo de girassol, e quando o óleo estava bem quente, peguei numa colher de sopa, envolvi-a na massa dos bolinhos, e dispus colheradas da massa no óleo, virando sempre, até que todos os lados dos bolinhos estivessem fritos. Retirei-os com uma escumadeira, deixei-os escorrer bem em papel de cozinha, e polvilhei com a mistura de açúcar e canela.

3 comentários: