terça-feira, 17 de setembro de 2013

(Mais um!) Muesli Caseiro


O fim de semana passado foi atarefado, no que concerne ao aprovisionamento da despensa. Havia generosas quantidades de pepinos, pêssegos, e ameixas para aproveitar (nos próximos tempos partilharei a forma como o fiz). E havia uma grande vontade de preparar um grande frasco de muesli, para os pequenos-almoços e/ou lanches da semana. Vontade cumprida!

Usei:

Duas chávenas de flocos de cevada
Uma chávena de flocos de aveia integral
Uma chávena de quinoa
1/2 chávena de sementes de girassol
1/2 chávena de sementes de sésamo
1/2 chávena de sementes de linhaça
1/2 chávena de côco ralado
1/2 chávena de pepitas de chocolate preto
1/2 chávena de ameixas secas picadas
1/2 chávena de pêssegos desidratados picados
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de pó de 5 especiarias

Fiz assim:

Misturei todos os ingredientes secos numa taça, com excepção dos frutos e das pepitas de chocolate. Envolvi o conteúdo da taça no mel e no óleo, dispus sobre um tabuleiro forrado com um tapete de silicone, e levei ao forno, pré-aquecido a 190º, durante 20 minutos. Estive de vigia ao forno, e de 5 em 5 minutos abria a porta, e mexia o muesli, para que não queimasse, e dourasse de modo uniforme. Enquanto a mistura estava no forno, a cozinha encheu-se de fantásticos aromas, por via das especiarias que usei. Maravilhoso! 
Ao fim de 20 minutos, o preparado já apresentava uma tonalidade dourada-acastanhada, pelo que o retirei do forno, e deixei que arrefecesse. Quando já estava frio, juntei-lhe as pepitas, as ameixas e os pêssegos em pedaços. Acondicionei num frasco, e desde então tenho consumido este muesli, com iogurte e fruta fresca. :)





2 comentários:

  1. Olá, esta sugestão é muito saudável e certamente deliciosa para o lanche!
    Obrigada pela visita!
    Bjs

    ResponderEliminar