terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bolo de Laranja com Cobertura de Chocolate


Há muitas formas de ser família, e no que me respeita, não são somente os laços de sangue  que determinam, necessariamente, a ligação familiar que podemos sentir por alguém. Sinto-me feliz por, apesar de ser filha única, ter primos a quem sinto como irmãos, e por ter amigos a quem sinto como primos, e amigos a quem sinto como irmãos. E esses amigos têm filhos, que sinto como meus sobrinhos. Um desses sobrinhos completou o seu primeiro ano de vida este mês, e na condição de tia babada, ofereci-me para fazer o bolo de aniversário, socorrendo-me para o efeito, da forma de bolo com o formato da cabeça do célebre Rato Mickey, que adquiri na Eurodisney. Depois de ter visto esta publicação, quando fui a Paris não resisti a comprar uma forma idêntica, a pensar nos bolinhos que poderia fazer para as festinhas dos meus sobrinhos e sobrinhas lindos!
A receita do bolo é muito simples, optei por bolo de laranja. Decorei com creme de chocolate e pastilhas de chocolate coloridas.

Usei:

1 laranja inteira
4 ovos
2 chávenas de farinha com fermento
2 chávenas de açúcar
1 chávenas de óleo de girassol

Para a cobertura:

100 gr de chocolate preto para culinária
10 colheres de sopa de leite

Fiz assim:

Lavei a laranja, cortei-a em gomos (sem descascar!), e retirei os fios brancos. Coloquei-a no liquidificador, e triturei até que ficasse em polpa. Juntei as gemas de ovo e o óleo, e misturei tudo, a ainda no liquidificador. Adicionei o açúcar e triturei novamente, até obter um creme liso, até o açúcar se tornar praticamente imperceptível. Bati as claras em castelo, e manualmente fui adicionando, de forma alternada, a farinha e as claras à massa, até que ambos os ingredientes se esgotassem e fundissem no creme. Pincelei a forma com um pouquinho de óleo de girassol, verti o creme para lá, e levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos. 
Espetei um palito no bolo, e quando verifiquei que estava cozido, retirei-o do forno, mas mantive-o dentro da forma, até que arrefecesse, para que desenformasse sem se desfazer. Depois de desenformado, cobri as orelhas e outras pequenas partes do bolo com creme de chocolate, para acentuar os traços do Rato Mickey. Preparei o creme no micro-ondas: parti o chocolate em pedaços para um prato, adicionei o leite, coloquei a mistura no micro-ondas, a temperatura média, durante um minuto. Retirei, mexi bem, para evitar que o creme ficasse com grumos, e ficou pronto a utilizar! 
Parabéns meu doce Francisco! :)







9 comentários:

  1. Tão lindo! Sorte a do Francisco, que teve certamente um bolo delicioso, e conta com a melhor tia que podia ter. Já eu, sendo também filha única, sinto-me uma sortuda por te ter como irmã :) *

    ResponderEliminar
  2. Ficou um bolo lindo, aposto que fez muito sucesso.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou tão querido!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  4. Que lindo bolo :)
    A decoração ficou um encanto!
    Tenho a certeza que o "sobrinho", apesar de pequenino, adorou :)
    Um beijinho e parabéns atrasados!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todas pelos doces comentários!

    ResponderEliminar