terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tronco de Natal de Chocolate


O Natal está mesmo à porta, e é tempo de começar a pensar nas coisas boas que gosto de comer nesta época. O tronco de Natal é um clássico, e já vi várias versões desta iguaria. A minha sugestão para o tronco de Natal baseia-se... no chocolate, claro! :)


Usei:


6 ovos
o mesmo peso dos ovos de açúcar
metade do peso dos ovos de farinha com fermento
Manteiga  e farinha para untar o tabuleiro
200 gr de chocolate para culinária
1 pacote de natas (usei light)
Bolinhas prateadas
Coco ralado
Bagos de romã

Fiz assim:

Comecei por bater as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Depois bati as claras em castelo, e fui juntando ao creme de gemas, alternado com a farinha. Envolvi tudo muito bem, com uma colher de pau, e sem bater muito. Untei um tabuleiro rectangular com a manteiga e polvilhei de farinha. Verti o preparado para o tabuleiro, e levei a cozer, no forno pré-aquecido a 180º, até que o bolo cozesse (segui o modo tradicional, e fui espetando um palito na massa até que este saísse seco). 
Enquanto o bolo cozia, preparei o creme para o recheio e cobertura do tronco: parti o chocolate em pedaços, juntei-lhe as natas, e levei ao micro-ondas, a baixa temperatura, até derreter. 
Assim que o bolo ficou pronto, desenformei para um pano lavado e bem seco, polvilhado de açúcar. Deixei arrefecer durante uns minutos, para que o bolo não absorvesse o recheio. Depois de o creme de chocolate ter arrefecido um pouco, espalhei-o por toda a superfície do bolo. Enrolei o rolo com muito cuidado, e cobri-o com o restante creme de chocolate. Depois de arrefecer, enfeitei o tronco com coco ralado, bolinhas prateadas e bagos de romã. 






4 comentários:

  1. Que delícia de sugestão, ficou lindo! Boas festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luísa. Boas festas para ti e para a tua família! Beijinhos.*

      Eliminar
  2. Olá
    Que lindo ficou o teu troco, com um aspecto bem apetitoso!

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar