domingo, 9 de dezembro de 2012

Trifle de Natal


Fiz uma espécie de tiramisú, mas com queijo-creme em vez de mascarpone, licor de canela no lugar do vinho do Porto, e canela em pó em vez de cacau em pó. O resultado é um delicioso trifle que, em função da utilização da canela, ficou com aroma de Natal!

Usei: 

2 pacotes de biscoitos de champanhe
1 chávena de café solúvel
100 gr de chocolate preto para culinária
1 colher de sopa de manteiga
1 embalagem de queijo-creme (usei magro)
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de licor de canela
Canela em pó
Sprinkles de chocolate para decorar

Fiz assim:

Comecei por preparar o café, misturando o pó e água quente numa chávena de pequeno-almoço. Enquanto o café arrefecia, derreti o chocolate com a manteiga. Dei também início à preparação do creme: bati as gemas com o açúcar e com o queijo, até obter um creme. Bati as claras em castelo,  e juntei-as ao creme. Adicionei ao café o licor de canela, e mergulhei os biscoitos nesta mistura. Dispus  depois alguns dos biscoitos no fundo de uma taça, até que ficasse coberto. Depois comecei a fazer as várias camadas que compõem o doce: cobri os biscoitos com uma parte do chocolate derretido, e por cima uma camada de creme. Procedi desta forma até acabarem os ingredientes, terminando com uma camada de creme. Polvilhei tudo com canela, e enfeite com sprinkles de chocolate e uns enfeites natalícios de açúcar.

4 comentários:

  1. Adoro trifles. Este está diferente dos tradicionais. tem sabores "alternativos" como o licor de canela e o queijo creme. Parece-me bem para o natal
    Bjs Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia inicial era fazer um tiramisú, mas depois fui fazendo alterações... e deu nisto! :)

      Eliminar
  2. E que óptimo resultado! Está com óptimo aspecto :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar