domingo, 2 de dezembro de 2012

Bolachas com Pepitas de Chocolate


E chegou Dezembro, o mês do Natal. É uma das épocas do ano em que mais sinto presente a magia da vida. As pessoas tornam-se naquilo que deveriam ser durante o resto do ano: mais afáveis, mais solidárias, mais sorridentes, mais felizes. O brilho das luzes aquece-nos o coração, e a troca de afectos conforta-nos a alma. 
O meu espírito natalício também passa pela troca de presentes, mas não gosto nada do consumismo desenfreado inerente a esta época. Não sou adepta de me enfiar em centros comerciais apinhados de pessoas, para comprar qualquer coisa, sem pensar bem o quê, apenas para cumprir a missão de ter presentes para todos. Prefiro colocar o meu afecto num presente personalizado, feito por mim, e pensado em quem vai recebê-lo. Claro que também faço compras de Natal, mas opto por lojas de comércio tradicional, e por formas de comércio mais solidárias, como as lojas de Comércio Justo, ou as vendas de Natal promovidas por organizações sem fins lucrativos, como as associações de apoio a crianças, ou de protecção a animais abandonados. 
O início do mês de Dezembro marca o começo das minhas experiências culinárias, no que concerne aos presentes que quero oferecer. É que, por muito que gostasse de ter talento para trabalhos manuais, acho que só me safo mesmo com os cozinhados! :) 
Estas bolachinhas são a primeira experiência aprovada da época natalícia, e já sei exactamente a quem vou oferecê-las!

Usei:

200 gr de creme de soja para barrar
1 chávena de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha com fermento
1 ovo
1 colher de café de essência de baunilha
100 gr de pepitas de chocolate preto

Fiz assim:

Derreti a manteiga de soja, deixei arrefecer um pouco, até que se tornasse menos líquida, e juntei-lhe o açúcar. Bati a mistura com uma vara de arames, até que o açúcar se dissolvesse na manteiga. Juntei o ovo e a essência de baunilha, e continuei a mexer com a vara de arames, até obter um creme. Depois acrescentei a farinha, aos poucos, incorporando-a no creme. Por fim, juntei as pepitas, e envolvi-as no preparado. Forrei um tabuleiro com papel vegetal, e nele dispus pequenas colheradas de massa. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 15 minutos, até que as bolachinhas ficassem douradas.  

A parte mais complicada é esperar que as bolachas arrefeçam, para podermos "atacá-las"! :)




8 comentários:

  1. Que belas bolachinhas.
    Que bem iriam saber com um cha.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade, combinam na perfeição com um chá quentinho! :)

      Eliminar
  2. Os biscoitos caseiros sabem sempre muito bem!

    ResponderEliminar
  3. Que lindas bolachinhas :)
    Este mês é realmente muito bonito!
    Só tem o problema dos shoppings...Não dá para parar lá!
    Um beijinho

    ResponderEliminar