terça-feira, 20 de novembro de 2012

Risotto de Abóbora Assada, Cogumelos e Espinafres


Sou uma grande fã de risottos, pela sua cremosidade e versatilidade. Adoro queijo derretido, e no risotto sabe tão bem! O meu problema em publicar receitas de risotto é apenas um: raramente tenho tempo para tirar fotos ao prato, porque olho para o queijinho derretido, e não penso em mais nada, só me ocorre devorá-lo enquanto está quentinho! :)
Este risotto ficou muito bom. Pensei em confeccioná-lo apenas com cogumelos e espinafres, mas tinha um pedaço de abóbora-menina assada que tinha sobrado e estava no frigorífico a aguardar pelo seu destino, que acabou por ser este formoso prato!


Usei:

Um pedaço de abóbora-menina assada
10 cogumelos portobello, pequenos
Folhas de espinafre
Arroz para risotto
Cebola e alho picados
Azeite
Sal, pimenta preta
1 cubo de caldo biológico de legumes desfeito em água quente
4 colheres de sopa de vinho branco
1 noz de manteiga
Queijo parmesão ralado
Nozes

Fiz assim:

Comecei por lavar bem as folhas de espinafre e os cogumelos, e cortei os cogumelos em fatias. Descasquei a cebola e o alho, piquei-os, e refoguei-os em azeite, até ficarem translúcidos. Juntei os cogumelos e os espinafres, temperei de sal, e deixei refogar durante uns 5 minutos. Adicionei o arroz, mexi bem, e juntei o vinho, até que evaporasse. Depois, segui o procedimento normal de cozedura do arroz deste cariz: fui mexendo e regando com o caldo de legumes, numa proporção do dobro do caldo em relação ao volume do arroz, durante cerca de 15 minutos. Quando o tempo de cozedura expirou, retirei o tacho do lume, adicionei a manteiga, e mexi mais uma vez. Juntei parmesão acabado de ralar, voltei a mexer, para ficar derretido, e polvilhei um pouco mais de queijo por cima, e também umas nozes partidas.
Nham! :)







4 comentários:

  1. Também gosto bastante! E, já não faço há tanto tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o frio que faz, esta é uma boa altura para retomar o hábito. ;)

      Eliminar
  2. Eu também sou um grande fã de risotos e assim com abóbora nunca comi, mas deve ainda dar mais cremosidade e sabor...deve ter ficado mesmo muito bom :)

    ResponderEliminar