No último Natal recebi mais dois dos livros da Nigella Lawson, para juntar à já alargada biblioteca culinária cá de casa. Estas ofertas relembraram-me que, apesar de efectivamente ter muitos livros de receitas, raramente pego neles e sigo uma receita do início ao fim. Pelo caminho, há sempre qualquer coisa que fazemos de diferente, ora porque não gostamos tanto de um ingrediente, ora porque no momento nos falta um ingrediente, ou simplesmente porque acrescentamos qualquer coisa que nos parece que vai tornar a receita mais adequada ao nosso gosto. Decidi então que, durante o ano de 2013, testaria uma nova receita por mês, retirada de qualquer um dos meus livros ou revistas culinárias. E procuraria segui-la integralmente. Este bolo é o primeiro fruto desta resolução de Ano Novo, e a receita original consta no livro "Prazeres Divinos: Comida Reconfortante Feita no seu Forno", da Nigella. Mas falhei numa das componentes da promessa... Alterei a receita! Primeiro, porque a receita pedia dois ovos, eu só tinha um, e não me apetecia nada sair da minha casa quentinha e ir para a chuva só para comprar ovos; segundo, porque 100 gr de chocolate pareceu-me pouco chocolate para o meu grau de chocoholicismo, e resolvi adicionar cacau em pó, para que o bolo ficasse mais achocolatado; e terceiro, como acontece em tantos outros doces que faço, fui incapaz de colocar 375 gr de açúcar no bolo, pareceu-me demasiado açúcar.
Adorei o resultado final, e também foi do agrado de quem o provou. "Irresistível", foi como o classificaram. E é mesmo! :)
Deixo a receita conforme a minha adaptação:
Usei:
200 gr de manteiga
250 gr de açúcar amarelo
200 gr de farinha com fermento
100 gr de chocolate preto para culinária
250 ml de água a ferver
1 ovo
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de cacau em pó
Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 190º.
Amoleci a manteiga num prato fundo, que levei ao micro-ondas durante dois minutos, a temperatura média. Coloquei numa taça, juntei-lhe o açúcar, e bati com a batedeira, até obter um creme. Adicionei a essência de baunilha e o ovo, e misturei bem no creme. Levei o chocolate ao micro-ondas, a temperatura média, até que derretesse. Deixei que arrefecesse ligeiramente, e incorporei-o no creme. Adicionei o bicarbonato e o cacau à farinha, e fui juntando esta mistura ao creme, alternado com a água a ferver, até que todos os ingredientes ficassem bem ligados.
Forrei uma forma de bolo inglês com papel vegetal, e verti o creme na forma. Levei ao forno durante 30m. Passado esse tempo, e tal como aconselha a Nigella, reduzi a temperatura do forno para 170º, e deixei cozer durante mais 15m. Neste ponto, ao inserir um palito no bolo, verifica-se que o palito não sai totalmente seco, mas é mesmo assim, porque o bolo é bastante húmido (e delicioso, também!:).
Depois de retirar o bolo do forno, esperei (impacientemente!) que arrefecesse durante uns10m, para que não se desfizesse enquanto o cortava. E valeu a pena toda a espera: o bolo é muito cremoso, sabe muito a chocolate, e desfaz-se na boca quase sem que seja necessário mastigar! :)
Parece delicioso!
ResponderEliminarConfirmo que assim é! :)
Eliminar