O Verão tem um pequeno inconveniente: o chocolate derrete com muita facilidade! Foi o que aconteceu a uma caixainha de trufas que não estava guardada no frigorífico. As trufas ficaram todas "coladas" umas nas outras. A solução que encontrei para torná-las novamente "comestíveis" foi transformá-las em tarte... E foi uma excelente ideia, porque a tarte "desapareceu" num ápice! :)
Usei:
1 base de massa quebrada
4 colheres de sopa de farinha maizena
1 pacote de preparado para mousse de chocolate preto
10 trufas de chocolate preto com aroma a menta
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
1/2 litro de leite de soja
Fiz assim:
Forrei uma tarteira com a massa quebrada, piquei a massa com um garfo, cobri com feijão seco, e levei ao forno, a 180º, durante 25 minutos, até que a massa cozesse e ficasse dourada. Entretanto, num tachinho, misturei o conteúdo do pacote de preparado para mousse de chocolate com a farinha e o açúcar, e adicionei o leite, mexendo muito bem, até obter um creme sem grumos. Levei a lume brando, mexendo sempre, até que o creme engrossasse. Por fim, juntei as trufas ao creme, até que derretessem e se incorporassem na massa. Retirei a massa quebrada do forno, removi o feijão, e recheei-a com o creme de chocolate.
Depois foi só deixar arrefecer, até que o creme solidificasse. Servi com colheradas de iogurte grego natural açucarado, mas julgo que com natas batidas, ou gelado de nata, também deve ficar bem... Porque o chocolate vai bem com (quase) tudo! :)
Que maravilhoso aproveitamento, está tão apetitosa a tua tarte!
ResponderEliminarMuito obrigada, Luísa! Tal como tu, também sou a favor de não desperdiçar e de "reciclar" comida. :)
EliminarUi...tarte de trufas de chocolate???
ResponderEliminarÉ óbvio que adorei :) E só é chato quando o chocolate se derrete e não o conseguimos comer! Acho que aproveitaste muito bem, e claro, de um "azar" veio uma bela tarte, parabéns :)
Obrigada. :)
EliminarNunca pensei cozinhar uma caixa de trufas, mas teve de ser!
Chocolate e Menta, que maravilha!!
ResponderEliminarFicou linda a tarte... É caso para dizer ainda bem que as trufas estavam a derreter!
Um beijinho
Obrigada!
EliminarEstou tentada a comprar trufas outra vez, só para repetir a tarte! ;)