Esta semana chegaram-me a casa, directamente da horta de um tio, várias abóboras e curgetes. Uma parte dessas delícias já foi transformada em sopa, e em estufados, e também num aromático chutney de abóbora e curgete. Tinha ainda um pacote de sultanas brancas cujo prazo expirava este mês, e resolvi adicioná-lo, mas não é, de todo, um ingrediente essencial no chutney. Eu nem sou apreciadora de sultanas, ou de uvas passas. Costumo comprar na altura do Natal, para incorporar nos bolos-rei que faço para oferecer, e sobrou-me este pacote, pelo que me pareceu bem aproveitá-lo. :)
Usei:
700 gr de abóbora manteiga, descascada e cortada em pequenos pedaços
300 gr de curgete, descascada e cortada em pequenos pedaços
Uma cebola, descascada e cortada em pequenos pedaços
200 gr de açúcar amarelo
2 chávenas (com cerca de 200 ml de capacidade) de água
1/2 chávena (com cerca de 200 ml de capacidade) de vinagre de mel
1/2 chávena (com cerca de 200 ml de capacidade) de vinagre balsâmico
1 pacote de sultanas brancas
Uma pitada de sal, e outra de pimenta preta
Uma colher de sopa de vinho do Porto
Uma folha de louro
Um pau de canela
2 vagens de cardamomo, abertas
5 cravinhos
Fiz assim:
Demolhei as sultanas na colher de vinho do Porto, para hidratá-las um pouco. Juntei todos os ingredientes numa panela alta, deixei cozinhar, em lume brando, até que os legumes ficassem muito macios, e principiassem a desfazer-se. Retirei o louro, o pau de canela e os cravos, e triturei ligeiramente com a varinha mágica, para que ficasse um pouco mais uniforme. Depois juntei as sultanas, e levei novamente ao fogão, até que o chutney engrossasse, ao ponto de se passar uma colher de pau no fundo da panela, e se abrisse uma "estrada" que demorasse a unir-se de novo.
Guardei em frascos que esterilizei durante 20 minutos numa panela com água a ferver, e mais 3 minutos no micro-ondas. Espero que esta "pasteurização" resulte!
Obrigado pela visita!
Mas que aspecto delicioso, ficou o máximo!
ResponderEliminarMuito obrigada! :)
EliminarNunca fiz mas tenho muita vontade de expermentar.
ResponderEliminarO teu ficou com muito bom aspecto
bjs
Eu fiz no ano passado, também com curgetes, abóbora e maçãs que me foram oferecidas, mas ofereci todos os frasquinhos, e esqueci-me de guardar um para provar. Contudo, as pessoas a quem ofereci gostaram. Vamos ver se este ano consigo experimentá-lo! :)
EliminarÉ tão bom ter produtos naturais em casa! Eu quando vou a casa da minha avó também venho de lá com umas quantas curgetes! São tão diferentes das de compra :)
ResponderEliminarQue bom aspecto! Fiquei cheia de vontade de provar.
Um beijinho
Olá Joana, concordo plenamente! Felizmente tenho acesso a produtos locais, e agora até estou a plantar a minha mini-horta, no quintal de casa da minha mãe. :) Nota-se mesmo a diferença em relação aos produtos que se adquirem no supermercado!
EliminarBeijinhos.*